Indicado por duas unidades, Tarcísio Vago recebe hoje o título de Professor Emérito da UFMG
Na gestão universitária, o legado de "Tatá" é marcado pela estruturação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), que comandou de 2014 a 2022
Nesta sexta-feira, dia 6, a partir das 18h, a UFMG concederá ao docente Tarcísio Mauro Vago o título de Professor Emérito – honraria aprovada por unanimidade pelas congregações da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e do Centro Pedagógico (CP). O ato tem caráter histórico, uma vez que Tarcísio Vago torna-se o primeiro professor do CP a receber a outorga. A cerimônia será conduzida pela reitora Sandra Goulart Almeida no auditório da EEFFTO, no campus Pampulha.
A saudação será proferida por seu colega de departamento e ex-diretor da EEFFTO, o professor Gustavo Côrtes, que destaca o impacto de Tatá – como é conhecido pelos amigos – na formação de gerações de educadores. “Influenciou a minha própria trajetória e a de muitos alunos e alunas”, comentou. A atuação de Tarcísio Vago na UFMG, iniciada em 1986, é marcada pela defesa da Educação Física como um campo de conhecimento rigoroso e essencial à formação humana. Gustavo Côrtes recorda que, nas aulas e na produção intelectual de Tarcísio, a disciplina foi elevada a um novo patamar pedagógico. “Ele nos ensinava que a Educação Física não era intervalo, não era recreio, não era complemento – era conhecimento, era cultura”, enfatiza.
Em sua vasta produção, especialmente nas reflexões sobre cultura escolar, Tarcísio Mauro Vago defende que a Educação Física deve ser compreendida como prática cultural inscrita no universo da escola, superando visões puramente biológicas ou técnicas. Essa visão foi fundamental para consolidar a área como campo pedagógico, histórico e cultural de referência nacional.
Ato político de reconhecimento de desigualdades
Para além das salas de aula, Tarcísio desempenhou papel crucial na gestão e nas políticas de inclusão da Universidade. Como pró-reitor de Assuntos Estudantis, destacou Côrtes, ele “reafirmou o compromisso da UFMG com a democratização do acesso e, principalmente, com as condições de permanência dos estudantes”. A estruturação da Prae sob sua liderança foi “um ato político de reconhecimento das desigualdades”, como sublinha Gustavo Côrtes. “A criação da Prae sempre foi, na visão dele, uma ação institucional essencial para a afirmação de que a Universidade é para todas as pessoas.”
Ao longo de 36 anos de carreira, Tarcísio Vago integrou ensino, pesquisa e extensão “de forma indissociável”, segundo o colega, orientando dezenas de mestres e doutores que hoje lideram grupos de pesquisa em universidades de todo o país. “Sua trajetória é um exemplo de coerência intelectual e responsabilidade pública. Sempre lutou para manter a UFMG altiva, e é exemplo de que a universidade só faz sentido quando está a serviço da sociedade”, declarou Gustavo Côrtes.
Trajetória
Tarcísio Mauro Vago é licenciado em Educação Física (1983), mestre em Educação (1993) pela UFMG e doutor em História da Educação pela USP (1999). Realizou estágio pós-doutoral na FGV em 2009. Foi professor e diretor do Centro Pedagógico da UFMG (1993-1995) e o primeiro pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMG, cargo que ocupou de 2014 a 2022. É pesquisador reconhecido nas áreas de História da Educação e Educação Física Escolar, tendo sido vice-presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e vice-coordenador do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, da UFMG.
Mais lidos
Semana
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
-
Representações da morte Estudo da Fafich busca voluntários que vivenciaram o luto após a perda de entes queridos
Trabalho tenta reunir elementos para a proposição de formas mais eficazes de acolhimento e cuidado psicológico
-
PORTAS ABERTAS Campus pulsante: Mostra Sua UFMG bate recordes e reforça sonhos
Mais de 35 mil estudantes de 436 escolas participaram do evento realizado no último sábado, dia 30
-
AVALIAÇÃO NA GRADUAÇÃO Maioria das licenciaturas da UFMG incluídas no Enade 2025 recebeu conceito máximo
Resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes foram publicados pelo Inep; editais e calendários das provas deste ano já podem ser consultados
-
Demografia Pesquisa produz metodologia para diagnóstico da organização social do cuidado
Iniciativa conduzida por grupo do Cedeplar vai gerar, com base em dados fragmentados, sistema coerente de medição da atenção dedicada e recebida
Notícias por categoria
Pessoas
-
Reconhecimento Nilma Lino Gomes e Dalila Andrade, da FaE, são agraciadas com o Prêmio Anísio Teixeira
A ex-ministra foi reconhecida na área de ensino básico, e a diretora do CNPq por suas contribuições para o ensino superior; cerimônia de entrega do prêmio, que leva o nome do patrono da escola pública brasileira, será em 1º de julho
-
Biografia Em livro, pesquisador analisa trajetória da historiadora Maria Efigênia Lage e o impacto de sua atuação na UFMG
Obra do professor e doutorando João Victor da Fonseca Oliveira será lançada no dia 3 de junho, na Fafich
-
Obituário Morre José Adolfo Moura, um dos fundadores do Festival de Inverno e ex-diretor da EBA
Professor também criou o programa ‘Dango Balango’, exibido pela Rede Minas, e dirigiu curta-metragem sobre o Presépio do Pipiripau
-
Galeria de reitores Retratos de Jaime Ramírez e Sandra Goulart são descerrados
Quadros foram pintados pelo artista José Maria Ribeiro
-
Relações Internacionais Sandra Goulart é homenageada pela embaixada da França no Brasil
Reitora nas gestões 2018-2022 e 2022-2026 foi condecorada com a insígnia de Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito da República Francesa
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.