Voltar para o Início Ir para o rodapé
Semana da amamentação

Campanha arrecada frascos de vidro para o Banco de Leite Humano do HC

Como parte do 'Agosto dourado', iniciativa recebe recipientes até 31 de agosto nas entradas da Escola de Enfermagem e do Ambulatório Jenny Faria, no campus Saúde

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem

imagem mostra um refrigerador branco em um ambiente interno. A porta do refrigerador à esquerda tem uma placa com o texto "LEITE PASTEURIZADO" e o número "4". Um termômetro digital está fixado na porta, exibindo as temperaturas "18.4°C" e "-30.5°C". A porta do refrigerador está aberta, revelando seu interior com várias prateleiras. As prateleiras estão cheias de potes ou frascos de plástico, brancos e transparentes, dispostos lado a lado. A iluminação é difusa, e o ambiente parece ser um laboratório ou um espaço de armazenamento.
Rede de Bancos de Leite Humano do Brasil é a maior e mais complexa do mundo, sendo referência internacional com estratégias de baixo custo e estratégias de alto rendimento e qualidade.
Fernando Frazão | Agência Brasil

Durante o mês de agosto, a Escola de Enfermagem e o Ambulatório Jenny Faria do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh promovem a campanha Agosto dourado: educação em saúde, apoio e incentivo ao aleitamento materno, que arrecada frascos de vidro para o Banco de Leite Humano do HC. A iniciativa perdura até 31 de agosto, e os postos de coleta estão localizados nas portarias de entrada das duas unidades. Os frascos devem ser de vidro, com boca larga e tampa plástica. Eles serão usados no armazenamento e na pasteurização do leite materno. 

A atividade extensionista é coordenada pelas professoras Rafaela Schreck, do Departamento Materno-Infantil e Saúde Pública, e Márcia Pereira, do Departamento de Enfermagem Aplicada, juntamente com as enfermeiras obstétricas Leydiane Ferreira e Adriane Oliveira, do ambulatório Jenny Faria. Conta, também, com apoio de estudantes do curso de graduação em Enfermagem, integrantes da Liga Acadêmica Integrada de Cuidados às Crianças, Adolescentes e Mulheres (Laiccam) e representantes do Diretório Acadêmico de Enfermagem.

Neste ano, o evento atenta para o tema da Semana Mundial da Amamentação 2025: Priorizemos a amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis. A campanha internacional, promovida pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) em parceria com Organização Mundial de Saúde (OMS), Unicef, ministérios da saúde e sociedade civil, “destaca o aleitamento materno como prática essencial para a saúde, o desenvolvimento e a equidade, além de ser uma ação com impactos positivos para o meio ambiente”, conforme texto de divulgação.

Maior do mundo
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, com 222 unidades presentes em todos os estados do país e 217 postos de coleta. A rede brasileira é referência internacional e alia estratégias de baixo custo com alta qualidade e tecnologia. “A Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma ação estratégica de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Engloba as ações de coleta, processamento e distribuição de leite humano para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães, além de orientação para o aleitamento materno”, destaca o site do órgão governamental

Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), e integra a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e Aleitamento Materno (PNAISC).

Categoria: Saúde

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Saúde