Voltar para o Início Ir para o rodapé
Compromisso social

Faculdade de Odontologia reinaugura clínicas com foco em excelência e acolhimento

Viabilizada com recursos de R$ 3,5 milhões, revitalização contempla a modernização de 122 consultórios e a implementação de prontuário eletrônico para otimizar a assistência e o ensino

Por Matheus Espíndola

Gestores da UFMG e parlamentares junto á placa que marca a conclusão das obras
Gestores da UFMG e parlamentares junto á placa que marca a conclusão das obras
Foto: Jebs Lima | UFMG

Em cerimônia que marcou a entrega de uma infraestrutura modernizada e orientada pela excelência técnica e pelo acolhimento humano, a Faculdade de Odontologia reinaugurou, na manhã desta sexta-feira (15), suas clínicas odontológicas. O projeto, que recebeu investimentos da ordem de R$ 3,5 milhões, abrangeu as Clínicas A e B, totalizando a renovação de 122 consultórios. O evento reuniu o reitor Alessandro Fernandes Moreira, a vice-reitora Alamanda Kfoury Pereira, gestores da Faculdade de Odontologia e parlamentares.

Segundo o diretor da unidade, professor João Batista Novais, a reforma buscou adequar o ambiente às mais rigorosas normas de biossegurança e acessibilidade, garantindo um espaço de formação qualificada para os alunos e de cuidado digno para os pacientes.

João Batista Novais: "função social é o pilar que sustenta o investimento"
João Batista Novais: “função social é o pilar que sustenta o investimento”
Foto: Jebs Lima | UFMG

Um dos pontos centrais é a implementação do prontuário eletrônico e da radiologia digital em todas as unidades de atendimento. De acordo com o diretor, essa transição tecnológica é um passo fundamental para a integração de dados e para a agilidade no diagnóstico, eliminando o uso de papéis e substâncias químicas poluentes no processamento de exames. “Estamos oferecendo o que há de mais moderno, permitindo que o estudante aprenda com tecnologias de ponta que ele encontrará no mercado e no sistema público de saúde”, pontuou João Batista.

A função social da Faculdade de Odontologia foi reiterada como o pilar que sustenta o investimento na infraestrutura. O diretor enfatizou que a unidade realiza anualmente milhares de procedimentos, atendendo desde cuidados básicos até cirurgias complexas e reabilitações protéticas para a população de Belo Horizonte e região metropolitana. Com a revitalização, a expectativa é que o fluxo de atendimento seja otimizado, o que tende a reduzir o tempo de espera e oferecer um ambiente mais confortável e humanizado.

Além das melhorias nos consultórios, a reforma incluiu a reestruturação das centrais de esterilização e áreas de apoio logístico. “A excelência da nossa faculdade é construída pelas pessoas, mas a infraestrutura é o palco necessário para que esse talento se transforme em saúde para a comunidade. Hoje, entregamos um palco à altura da nossa história e do compromisso que temos com o SUS”, reforçou.

Bruno Miranda: "iniciativa em meio ao período crítico da pandemia"
Bruno Miranda: “iniciativa em meio ao período crítico da pandemia”
Foto: Jebs Lima | UFMG

Esforço coletivo
O investimento inicial de R$ 1 milhão foi viabilizado por meio de emenda parlamentar da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O vereador Bruno Miranda, que é cirurgião-dentista, foi o articulador do recurso e destacou que a iniciativa surgiu em um cenário crítico de pandemia e restrições orçamentárias. 

O parlamentar ressaltou que a execução do projeto exigiu esforço administrativo complexo de integração entre a Faculdade de Odontologia e as pró-reitorias da Universidade para garantir que o fluxo de atendimento não fosse interrompido durante as obras. “Sabemos o quanto é difícil executar recurso público. Foi necessário um esforço coletivo para que essa operação fosse concluída com 100% da prestação de contas aprovada, o que dá ainda mais legitimidade para a Universidade pleitear novos investimentos”, pontuou.

Bruno Miranda anunciou novos aportes para a unidade: além de R$ 500 mil já destinados para a área de prótese digital, uma nova emenda de R$ 600 mil será incluída no orçamento de 2026 para a aquisição de um tomógrafo de última geração para o serviço de radiologia. 

O apoio federal à reestruturação das clínicas foi reforçado pelo deputado federal Mário Heringer, que destinou R$ 500 mil via emenda parlamentar para a aquisição de tecnologia de impressão 3D, visando modernizar os processos de reabilitação oral na unidade. O parlamentar recordou sua experiência como gestor hospitalar no Rio de Janeiro, onde foi pioneiro ao instituir a presença obrigatória de dentistas em Centros de Terapia Intensiva (CTI), projeto que posteriormente se tornou lei de sua autoria. “A presença diária do odontólogo nos CTIs reduziu drasticamente as pneumonias por internação de longo prazo, gerando economia no custo de antibióticos e salvando vidas”, relatou o deputado, defendendo que o investimento em odontologia é, fundamentalmente, um investimento em saúde integral.

Alessandro Fernandes: "melhoria da qualidade de vida de milhares de cidadãos"
Alessandro Fernandes: “melhoria da qualidade de vida de milhares de cidadãos”
Foto: Jebs Lima | UFMG

Patrimônio de Minas
O reitor Alessandro Fernandes destacou que a entrega das novas clínicas representa a concretização de um esforço contínuo da UFMG para oferecer condições dignas de atendimento à população e formação de ponta aos seus estudantes. Segundo ele, a obra é um exemplo de como a articulação política e institucional pode superar momentos de escassez de recursos. “A Odontologia da UFMG é um patrimônio de Minas Gerais e do Brasil. Quando investimos aqui, estamos investindo diretamente na melhoria da qualidade de vida de milhares de cidadãos que dependem exclusivamente do serviço público”, afirmou.

O reitor enfatizou que a unidade não apenas forma profissionais, mas cidadãos comprometidos com a saúde pública, e que a nova estrutura possibilita que essa missão seja cumprida com ainda mais eficiência. “O que vemos hoje é a demonstração da força da nossa universidade em transformar recursos em benefícios reais para a sociedade, mantendo o compromisso inegociável com a excelência acadêmica e a inclusão social”, concluiu.

Notícias relacionadas:

Assistência Estudantil Ação de permanência, banco de instrumentais é inaugurado na Faculdade de Odontologia

A aprovação na chamada regular do Sisu 2025 para entrada no curso de graduação em Odontologia da UFMG exigiu dos candidatos que disputaram uma das 144 vagas ofertadas a pontuação mínima de 756,64 pontos (ampla concorrência) e 682,82 pontos (vagas reservadas). Contudo, a conquista da vaga em uma das graduações mais disputadas da Universidade não garante a permanência de […]

Extensão Reforma amplia biossegurança e capacidade dos consultórios da Faculdade de Odontologia

A Faculdade de Odontologia da UFMG mantém oito clínicas, cada uma com 24 consultórios, além de um bloco cirúrgico, com outros 12 consultórios. Cada um deles conta com uma cadeira para o paciente, além da bandeja de atendimento e demais equipamentos necessários para as consultas. Nesses consultórios foram atendidas, no ano passado, mais de 9 mil pessoas, com ações […]

Categoria: Saúde

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Saúde

Sugira uma pauta

Acesse o formulário e sugira uma pauta para ser discutida.

Sugerir Pauta

Feed RSS

Receba atualizações das últimas notícias publicadas.