Programação
-
Quebrando tudo (reprise)
Bem-vinda pessoa escutante! Quebrando Tudo é meio autoexplicativo, uma expressão usada por músicos em tom de empolgação com o som que escutam ou fazem. Você pode esperar, além de música instrumental brasileira, um jazz mais voltado pra música negra (soul, funk, ...) e pro rock (fusion). Swing, ritmos brasileiros, clássicos, experimentais e "otras cositas más". Permitido quebrar até protocolos. Curadoria musical e apresentação: Seme Gebara
-
Elektrônica (reprise)
-
Programação EBC
Horário destinado à programação produzida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
-
Só nota
Uma viagem sonora pelo universo da música instrumental, nacional e internacional, com o Só Nota. Programação dedicada a quem gosta de se desafiar entre acordes dissonantes e texturas sonoras diversas. Do jazz ao rock, do samba ao reggae, da MPB à música eletrônica, comece o dia nutrindo-se da obra de quem toca a alma. Hermeto Pascoal, Eliane Salek, Hamilton de Holanda, Chet Baker, Rosinha de Valença, Antonio Adolfo, Miles Davis e Arthur Verocai são alguns dos expoentes que abrilhantam as manhãs da Estação do Conhecimento. Ritmo, melodia e harmonia instrumentais têm aqui seu espaço. E, para bom entendedor, um acorde é Só Nota.
-
Identidade nacional
Comece seu dia com o Identidade Nacional, espaço onde a diversidade sonora produzida nos rincões brasileiros se encontra. Muito da nossa história foi contada no batido de uma viola e no vibrato de um fole, e por isso a UFMG Educativa apresenta uma programação que funde os diversos ritmos da nossa terra. Dos temas corriqueiros do dia a dia no campo aos acordes rebuscados de uma viola bem dedilhada, você experimenta aqui uma imersão no que é nosso, de fato. Titane, Geraldo Azevedo, Gláucia Nasser, Xangai, Marinês, Quinteto Violado, Ednardo, Cátia de França, Dominguinhos, Kleiton e Kledir, Luiz Gonzaga e muito mais. Identidade Nacional é chão, é caminho, é roda, é cantoria, é som de quem sai e acorda o sol pela manhã.
-
Bom dia UFMG
A sua agenda diária da Universidade Federal de Minas Gerais na Estação do Conhecimento. Apresentação: Renata Valentim
-
Repórter nacional
-
Universo literário
Lançamentos, sugestões de leitura, notícias variadas sobre escritores e suas obras. Este é o Universo Literário, um programa que é um verdadeiro convite ao mundo dos livros. De segunda a sexta-feira, Michelle Bruck comanda as entrevistas e informa as últimas novidades sobre o mundo da literatura.
-
Mala de Leitura
-
Toque de Poesia
-
-
Conexões
Ciência, cultura e cidadania nas ondas do rádio. O Conexões é um espaço de divulgação de grupos, projetos, ações e eventos sobre esses três assuntos. De segunda a sexta-feira, a jornalista Luíza Glória e o jornalista Hugo Rafael comandam entrevistas e destacam as novidades relacionadas à ciência e tecnologia, aos avanços da pesquisa, ao cenário cultural mineiro e à cidadania.
-
Repórter nacional
-
Música de concerto
Ouça Música de Concerto pela UFMG Educativa e aprecie ainda mais o seu almoço ao som de violinos, harpas, pianos, flautas e oboés. Desfrute de uma experiência auditiva singular, que acalma e proporciona inspiração a cada nota. Grandes expoentes e intérpretes transformam o dial 104,5 em um verdadeiro palco de concertos. Aprecie a obra de Beethoven, Mozart, Florence Price, Schubert, Haydn e muito mais nas ondas da Estação do Conhecimento.
-
UFMG esportes
-
Em caráter experimental
-
Expresso 104,5
A Estação do Conhecimento é o ponto de partida do Expresso 104,5! Luiz Fernando Freitas comanda uma viagem cheia de informação, entretenimento e muita música! A rota passa pela música nacional e internacional, com artistas já consagrados e novos nomes da cena brasileira e, principalmente, mineira, além de dicas de séries, filmes, eventos e as curiosidades que permeiam as redes sociais de forma descontraída e bem-humorada. Artistas ao vivo se apresentam direto do nosso estúdio com o Palco UFMG Educativa.
-
Cabeça Conteúdo
-
-
Pasme! – águas do Arrudas
PASME! Águas do Arrudas é um programa sobre as pessoas, as águas, as bicicletas e a cidade de Belo Horizonte. A ideia surgiu de passeios de bicicleta pela cidade e do desejo de reconhecer os córregos afluentes do ribeirão Arrudas. O nome do programa é uma junção de paisagem e memória. A paisagem traz uma perspectiva geográfica sobre a relação das pessoas com a cidade e a memória convoca as narrativas sobre as experiências com as águas.
-
Faixa nacional
-
Teatro no ar
-
Hora rap
-
Voz do Brasil
Noticiário radiofônico da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
-
Primeira parada
-
Brota! Que é Funk
“Brota! Que é Funk” mergulha nas origens e nas transformações do gênero — nascido no Brasil no final dos anos 1980 a partir de referências como o Miami Bass, o Freestyle e o Rap. O que começou como “melô”, tocado nos bailes das periferias, se tornou uma das expressões mais potentes da cultura popular brasileira. Hoje, o Funk é o ritmo mais popular e inclusivo das quebradas e periferias do país, ultrapassando fronteiras e conquistando espaço nas principais tendências da cultura pop. Assim como o Samba e o Rap, o Funk é motivo de orgulho nacional e símbolo de criatividade e resistência. O Brota! Que é Funk propõe uma experiência imersiva e cultural, conectando passado, presente e futuro do gênero. A cada edição, o ouvinte vai encontrar clássicos, novas produções, lançamentos e histórias que ajudam a entender o papel do Funk na construção da identidade musical brasileira — tudo conduzido com uma análise respeitosa, afetiva e educativa, recheada de informações históricas e contemporâneas. A produção é do Produto Novo Estúdio Selo e apresentação, curadoria musical e direção de Clebin Quirino — produtor musical e audiovisual, DJ e MC. Atuante na cultura Hip Hop e na cena do Funk em Belo Horizonte, Clebin foi militante de rádios comunitárias entre 1997 e 2006, e desde 2014 apresenta o programa Hora Rap na Rádio UFMG Educativa. Em 2005, fundou o Ponto de Cultura Produto Novo Estúdio Selo, iniciativa voltada à democratização da produção musical e audiovisual nas periferias.
-
Pista livre
Venha se soltar ao som da UFMG Educativa com o Pista Livre. Aqui você encontra um espaço aberto para dançar ao som dos clássicos que agitaram as discotecas do passado e se divertir com as batidas vibrantes do presente. Com uma seleção de faixas dançantes nacionais e internacionais, o Pista Livre eleva o seu astral e embala o início do fim de semana. Disco e House são os carros chefes desta seleção musical que entrega tudo o que promete: o suspense de 808 State, a atmosfera jazzística de Marshall Jefferson, a empolgação dos hits de KC and Sunshine Band e o talento dos nossos representantes nacionais, como Lulu Santos e Banda Black Rio. Não perca! Aqui é Pista Livre!