Clara Kutner apresenta o espetáculo “Movimento de Escuta”, projeto de dança e arte surda
Por Breno Rodrigues
Nesta quarta-feira, 17 de setembro de 2025, o jornalista e apresentador Luiz Fernando Freitas, conversou com a diretora do espetáculo e co-fundadora da Companhia SOM, Clara Kutner.
Em cartaz de 23 a 27 de setembro, o espetáculo marca a primeira vez da companhia na cidade. A montagem tem direção de Clara Kutner, que possui na carreira sucessos como “Tapas e Beijos” e, há sete anos, trabalha no ramo da arte surda. No palco se reúnem os bailarinos Alef Felipe, Lucas Guilherme, Luiz Augusto, Thaís Souza e Thayssa Araújo, propondo reflexões sobre autoestima, invisibilidade e identidade através da poesia corporal e visual. A música também se coloca em um lugar central da apresentação, pois é sua vibração que guia os atores.
As coreografias são de Celly IDD, referência na inserção feminina no movimento do Passinho Foda, que mistura elementos do funk e do passinho carioca. Além do espetáculo, a passagem da companhia em BH também oferece a oficina gratuita “Dança com Libras e vibração”, um bate papo performático com a temática “A Arte Quebra Tabu”, mediado por Clara Kutner, e sessões de exibições dos filmes “Mouco: um quase documentário sobre outras audições”, de Uyan Vilela, e do oitavo episódio da série “JÁ!”. Para sabermos mais sobre essa programação da Cia. SOM, o jornalista e apresentador Luiz Fernando Freitas conversou com Clara Kutner, diretora do espetáculo e co-fundadora da Companhia SOM.
As apresentações são realizadas de 23 a 27 de setembro, no Teatro Raul Belém Machado, que fica na Rua Leonil Prata, sem número, no bairro Alípio de Melo, e no Teatro Marília, que fica na Avenida Professor Alfredo Balena, 586, no Santa Efigênia. A Oficina “Dança com Libras e Vibração”, conduzida por Clara e pelos demais bailarinos da Cia.SOM, é realizada no dia 24 de setembro, ás 7 horas da noite, no núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural, que fica na Avenida dos Andradas 367, no Centro. A exibição do curta-metragem “Mouco”, e do oitavo episódio da série ”JÁ” são no dia 27 de setembro, sábado, também no Teatro Marília, a partir das 7 horas da noite. Para mais informações, você pode acessar @projetosom_ no instagram.
Acesse o Canal de Tranmissão da Rádio UFMG Educativa.