COP 30: conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima começa hoje em Belém
Nesta segunda-feira, 10 de novembro de 2025, o coordenador do Projeto Saúde e Alegria, Caetano Scannavino, um dos coordenadores da Cúpula dos Povos, conversou com o jornalista Hugo Rafael, no programa Conexões, direto da plenária de abertura da COP 30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Belém, Pará. O ativista do projeto que atua com comunidades ribeirinhas na Amazônia, falou das perspectivas e expectativas para a conferência e defendeu a necessidade de que as ações e decisões passem pela consulta aos povos e comunidades tradicionais da Amazônia.
A COP 30 vai entrar para a história como a primeira realizada numa cidade brasileira e da Amazônia. O encontro global anual reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discustir ações para combater as mudanças do clima. Segundo o governo federal, a conferência representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. Além disso, o evento, vai permitir ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20. Entre os temas principais que serão debatidos, estão a redução de emissões de gases de efeito estufa, a adaptação às mudanças climáticas e a preservação de florestas e biodiversidade.
Na semana passada, na Cúpula dos Líderes, foi anunciado o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que pretende mobilizar 125 bilhões de dólares em capital público e privado, combinando aportes de governos, bancos e fundos filantrópicos, para preservação de florestas tropicais em todo o mundo.