Voltar para o Início Ir para o rodapé
Abril Indígena 2025

Luta dos povos originários não é nova, destacam vozes indígenas no 21º ATL

Programa Conexões acompanhou o 21º Acampamento Terra Livre, em Brasília, que reúne cerca de 8 mil representantes de 200 povos indígenas em defesa da Constituição e da vida

Nesta quarta-feira, 9 de abril de 2025, o programa Conexões levou ao ar a participação de representantes de povos indígenas que se reunem, nesta semana, em Brasília, no 21º Acampamento Terra Livre (ATL), o maior encontro indígena do país. A mobilização é organizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que, neste ano, completa duas décadas de existência.

O tema do ATL 2025 é “APIB somos todos nós: Em defesa da Constituição e da vida”. O acampamento, que começou no dia 7 de abril, e segue até esta sexta-feira, espera receber durante a semana cerca de 8 mil representantes de 200 povos indígenas no acampamento montado no gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano, antiga Funarte.

Assim como no ano passado, a professora extensionista Luciana de Oliveira, pesquisadora junto aos povos indígenas no Departamento de Comunicação Social da UFMG, está participando do evento e vai trazer depoimentos de representantes de povos indígenas que estão neste grande encontro. Nesta quarta, tivemos a participação do cacique Wilson Nukini, da professora e escritora Gleicielli Nonato Guató, do professor e integrante do Ministério dos Povos Indígenas Eliel Benites Guarani-Kaiowa e do Doutor em Antropologia Iberê Maya Guarani Mbyá.

Essa cobertura do ATL integra a ação do Abril Indígena na Rádio UFMG Educativa, que é uma parceria com a Formação Transversal em Saberes Tradicionais, projeto de ensino na Pró-Reitoria de Graduação da UFMG (Prograd), e o Coletivo de Pesquisa e Ação em Contextos de Risco (CORISCO), vinculado ao Departamento de Comunicação Social e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG (PPGCOM).

Episódios

Programas e Especiais