Voltar para o Início Ir para o rodapé
Conexões

Privatização da Copasa: Deputada estadual Bella Gonçalves comenta decisão do TCE-MG de suspender conclusão do processo

Parlamentar que acionou o Tribunal de Contas do Estado ressaltou a continuidade da mobilização pela estatal mineira

Nesta sexta-feira, 17 de abril de 2026, a deputada estadual de Minas Gerais Bella Gonçalves participou do programa Conexões.

O processo de privatização da Copasa está impedido de ser concluído, após decisão do TCE-MG, Tribunal de Contas de Minas Gerais. A suspensão foi resolvida com base no voto do conselheiro Agostinho Patrus. O que está permitido para o governo estadual é seguir com atos preparatórios, que incluem a realização de estudos, auditorias e o envio de documentos à CVM, Comissão de Valores Mobiliários, e à B3.

Por outro lado, está vedado qualquer ato que resulte na retirada do controle acionário da estatal mineira ou na abertura do período de oferta de ações antes de um pronunciamento conclusivo do próprio Tribunal. O aval da corte era considerado a última etapa jurídica do processo. A expectativa era de que o governo mineiro divulgasse os detalhes da oferta já nos próximos dias para que a venda de ações acontecesse até meados de maio. Com a suspensão, o cronograma pode ser revisto.

A parlamentar que acionou o Tribunal de Contas do Estado comentou a decisão e ressaltou a continuidade da mobilização pela estatal mineira.

Produção: Vyctória Alves sob orientação de Alessandra Dantas e Luíza Glória

Episódios

Programas e Especiais