Voltar para o Início Ir para o rodapé
Conexões

Tornados no Paraná: professor da UFMG Wellington Lopes Assis explica os fenômenos e seus efeitos

Nesta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, o geógrafo e professor de Climatologia nos cursos de Geografia e Engenharia Ambiental da UFMG Wellington Lopes Assis participou do programa Conexões.

Um tornado de grandes proporções atingiu o sul do país na última sexta-feira, deixando um rastro de destruição por cidades brasileiras. A principal delas foi o Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, onde ao menos sete pessoas morreram, cerca de setecentas ficaram feridas e 90% das construções foram danificadas. Segundo o governo do Estado do Paraná, os ventos atingiram até 250 quilômetros por hora. Além desse caso que teve grande destaque na mídia, municípios como Turvo e Guarapuava, também no Paraná, foram atingidos por tornados. Desde 2013, o Brasil registrou oitenta e sete desastres associados a tornados, de acordo com dados do Cemaden, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

O professor analisou os episódios recentes, apontou as diferenças entre tornado, ciclone e tufão e afirmou que associar os episódios no Paraná com as mudanças climáticas é prematuro.

Episódios

Programas e Especiais