Artista e educadora indígena Liça Pataxoop inaugura mural na Faculdade de Educação
Árvores, rios, arco-íris e pássaros são alguns dos elementos presentes no têhey pescaria de conhecimento, idealizado pela artista e educadora indígena Liça Pataxó. O mural pode ser conferido na entrada principal da Faculdade de Educação da UFMG e foi inaugurado na última terça-feira (28).
O nome têhey vem de um instrumento de pescaria pataxoop muito comum nas aldeias antigamente, mas que não é mais utilizado atualmente. O termo foi ressignificado e passou a ser adotado para os desenhos que são resultado da metodologia indígena de ensino Têhey. Enquanto os têheys de pescaria pegavam peixes, os têheys feitos com materiais imagéticos funcionam como uma “pescaria do conhecimento”.
“O Têhey de pescaria vem trazendo a minha fala, a história de gente e do sagrado, vem trazendo a história dos animais, das árvores, das matas, do rio. [...] E também traz esse grande ensino dos valores dentro da oralidade, que é assim que eu ensino”, afirma D. Liça.
Equipe
Produção e reportagem: Flávia Moraes
Imagens: Samuel do Vale, Cedoc TV UFMG
Edição de imagens: Katharinne Honorata
Edição de conteúdo: Flávia Moraes
Transporte: Pedro Campos
Mais Episódios
-
'A casa do professor' é ambiente lúdico e criativo para o ensino de química
-
Projetos da UFMG contribuem para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU
-
Reportagem da TV UFMG aborda o funcionamento do Comitê de Ética em Pesquisa
-
Artista e educadora indígena Liça Pataxoop inaugura mural na Faculdade de Educação
-
IST: menos tabu, mais informação