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Cursos
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Curso 1 - Metodologia para Formação de Redes Intersetoriais
de Desenvolvimento Comunitário
Ministrante:
Célia Regina Belizia Schlithler, coordenadora do Núcleo
de Investimento Social Comunitário
Filiação institucional: Instituto para o Desenvolvimento
do Investimento Social
Parcerias: Fundação Belgo, Instituto C&A, dentre
outras.
Ementa: Principais estratégias da metodologia adotada pelo
IDIS para a formação de redes intersetoriais, com destaque
para o caso da REDIN, rede de Belo Horizonte, resultado desta metodologia.
Princípios norteadores do processo de desenvolvimento de uma rede
social intersetorial e passos necessários para a construção
de um projeto coletivo.
Conteúdo:
1. Conceituação sobre redes sociais.
2. Conceituação sobre desenvolvimento comunitário.
3. Por que as redes intersetoriais contribuem para o desenvolvimento social?
4. O investimento social privado e a participação de organizações
empresariais em redes sociais .
5. Estratégias metodológicas para a formação
de redes intersetoriais: análise da experiência da REDIN
de BH.
6. Constituição do grupo de trabalho:
6.1. A escolha dos participantes.
6.2. O processo de Grupalização.
6.3. O papel de facilitadores de rede.
7. Construção do projeto coletivo.
7.1. Capacitação para planejamento em rede.
7.2. Definição da Proposta de Ação.
7.3. Gestão e Sustentabilidade de Redes.
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas
Curso
2 - Estratégias para o trabalho de capacitação de
conselheiros de direito e de políticas públicas
Ministrantes:
Maria Inês Souza Bravo, Dr. Prof. e Maurílio Castro de Matos,
Ms. Prof.
Filiação Institucional: Universidade Estadual do
Rio de Janeiro
Parcerias: Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação
Oswaldo Cruz
Ementa:
Relevância da participação popular na gestão
das políticas públicas. Estratégias para o trabalho
de assessoria e capacitação de conselheiros de direitos
e de política. A relevância de metodologias participativas.
Socialização da experiência desenvolvida sobre capacitação
de conselheiros no estado do Rio de Janeiro.
Conteúdo:
1. Panorama das políticas sociais públicas e dos conselhos
na atualidade: possibilidades e desafios.
2. A questão da capacitação de conselheiros: concepção
de educação, a metodologia participativa e o papel extensionista
da universidade.
3. Estratégias para o trabalho de assessoria e capacitação
aos conselhos de direitos e de política: o que informa a experiência
acumulada pelo "Projeto Políticas Públicas de Saúde:
o potencial dos conselhos da região metropolitana do Rio de Janeiro"
sobre a capacitação dos conselheiros.
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas
Curso 3 - Comunicação para Mobilização
de Redes Culturais
Ministrantes:
Márcio Simeone Henriques, Ms. Prof.; Emanuela São Pedro,
Frederico Vieza, Pedro Souza Pinto e Renata Antunes Frederico - Bacharéis
em Comunicação Social/Relações Públicas
Filiação institucional: Universidade Federal de Minas
Gerais
Ementa: Planejamento Estratégico da Comunicação
para convocar e mobilizar uma comunidade em torno de um movimento cultural.
Conceitos e métodos necessários na elaboração
de estratégias comunicativas e ações culturais. Objetiva
orientar o profissional da cultura para o desenvolvimento de um bom Plano
de Comunicação Estratégica para Mobilização
de Redes Culturais.
Conteúdo:
1. O multicultural como potencial mobilizador
2. Comunicação nos processos de mobilização
cultural
3. Visão de rede: princípios e dinâmica
4. Públicos da rede
5. Mapeamento de públicos de uma rede cultural
6. Segmentação B, L, G (beneficiados, legitimadores e geradores)
7. Diagnóstico: relações comunicativas entre os públicos
8. Diagnóstico relações comunicativas entre a causa
e os públicos: pontos positivos e negativos de co-responsabilidade,
continuidade e coesão
9. Construção de plano de ações
10. Dinâmica da roda finalizando com uma ciranda para confraternização.
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas
Curso 4 - Produção cultural com arte e cultura popular
Ministrante:
Katharina Döring, Ms. Prof.
Filiação institucional: Universidade do Estado da
Bahia
Ementa: Significados e conceitos em torno da arte e cultura popular
brasileira, examinar e sugerir soluções e produções
práticas. Tradição e contemporaneidade, identidade
e diversidade cultural, inovação e profissionalização
do setor do artesanato e das produções musicais e cênicas
regionais e extensão universitária. Extensão universitária
como mediadora entre realidades, saberes e valores rurais e urbanos.
Conteúdo:
1. Uma Ponte entre o Passado e o Futuro: Arte e cultura popular brasileira;
música, poesia, dança, encenação, artes visuais,
artesanato; folclore versus popular; continuidade e mudança; tradição
e contemporaneidade; patrimônio cultural, material e imaterial;
autoria; questões éticas.
2. Globalize it? - Local encontrando Global: Identidade e diversidade
cultural brasileira; produções e experiências globais
e locais - comparação Pernambuco e Bahia; muitas músicas,
mercados e possibilidades; o outro lado da "moeda"; cultura,
economia e desenvolvimento local.
3. Universidade entre Estado, Mercado e Terceiro Setor: Novos critérios
nas políticas culturais do Brasil - conseqüências e
caminhos para os setores públicos, privados e terceiros; qual seria
o papel das universidades?; experiências do INSTITUTO PENSARTE,
SESC e SEBRAE; Fórum Cultural Mundial; Projeto TOQUES E TROCAS
(Petrobrás Cultural)
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas
Curso
5 - Avaliação de programas, projetos e atividades de extensão
Ministrante:
Robert Lassance, Ms. Prof., Especialista em Avaliação
Filiação institucional: Universidade Católica
de Brasília
Parcerias: Funiversa
Ementa: Aspectos conceituais, metodológicos e instrumentais
da avaliação aplicados ao campo da extensão, segundo
a perspectiva atual e as tendências predominantes.
Conteúdo:
1. Conceitos e processos de planejamento e de avaliação
aplicados à programas e projetos de extensão universitária.
2. Referência do Sinaes à avaliação da extensão.
3. Delineamentos metodológicos da avaliação de programas
e projetos de extensão.
4. Técnicas e instrumentos de avaliação de programas
e projetos de extensão: aplicação e exemplos.
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas
Curso
6 - Extensão universitária em meio ambiente e sustentabilidade
Ministrante:
Marcelo Ricardo de Lima, Ms Prof.
Filiação institucional: Universidade Federal do Paraná
Parcerias: Secretaria Municipal de Educação de Curitiba
Ementa: Atividades de extensão universitária voltadas
à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade.
Experiências em atividades de extensão que utilizam o solo
como ponto de partida para a discussão ambiental.
Conteúdo:
1. O solo no contexto ambiental brasileiro (urbano e rural).
2. A extensão universitária e a conservação
do solo.
3. A extensão universitária no ensino de solos dentro do
contexto da educação ambiental.
4. A experiência do Projeto Solo na Escola, na área de educação
ambiental.
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas
Curso 7 - Humanização da gestão e da atenção à saúde - Política Nacional de Humanização (PNH)
Ministrantes: Regina Duarte Benevides de Barros, coordenadora nacional do PNH do Ministério da Saúde; Eduardo Passos, consultor do Ministério da Saúde PNH Brasília; Adail Almeida Rollo, consultor do Ministério da Saúde PNH Campinas; Rita de Cássia Penido; Mônica Sampaio de Carvalho, Secretaria Municipal de Saúde; e Flávio Trevisani Fakih, Unifesp
Filiação institucional: Universidade Federal de Minas Gerais / Hospital das Clínicas, Universidade Federal de São Paulo
Parcerias: Ministério da Saúde / Secretaria Executiva / Secretaria da Gestão do trabalho e da educação na Saúde, Regional Humanização Minas Gerais e Espírito Santo.
Ementa: A política de humanização visa aumentar o grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos, mediante uma mudança na cultura da atenção dos usuários e da gestão dos processos de trabalho. A humanização como eixo articulador das práticas em saúde comprometidas com a defesa da vida.
Conteúdo:
1. Política Nacional da Humanização - Equipe, vínculo e acolhimento dentro da PNH
2. Humanização como mudança de paradigma
3. Humanização na gestão da saúde
4. Apresentação de três experiências
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas
Curso
8 - Mediação, inclusão e justiça
Ministrantes:
Menelick de Carvalho Neto, Dr. Prof.; Miracy B. S. Gustin, Dra. Profa.,
Ronaldo A. Pedron, Bacharel.
Filiação institucional: Universidade Federal de Minas
Gerais
Parcerias: Ministério da Justiça, CNPq, SEDESE/MG
Ementa: Aspectos conceituais, metodológicos e instrumentais da
proposta interdisciplinar de mediação, como procedimento
extrajudicial de resolução de conflitos em comunidades marcadas
pela exclusão social e pela violência, marcadas pelo acesso
precário aos serviços básicos e por violações
aos direitos fundamentais.
Conteúdo:
1. Resolução extrajudicial de conflitos: mediação
x arbitragem.
2. Mediação, cidadania e inclusão.
3. Metodologia de mediação.
4. Construção colegiada de casos: experiências
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas
Curso
9 - Empresas Juniores: criação, divulgação
e maturação
Ministrantes:
Regina Serrão Lanzillotti - Prof., Gisele Vitorino Machado e Maike
Freitas de Miranda - Graduandas
Filiação Institucional: Universidade Estadual do Rio de
Janeiro
Parcerias: UFF, UNIFOA, Secretaria Municipal de Saúde -
RJ
Ementa: O curso objetiva apresentar as estratégias para criação
e implementação de empresas juniores, os desafios encontrados
e a discussão de experiências exitosas. Apresentação
do caso da Solução Estatística Júnior, a primeira
empresa júnior de estatística do Rio de Janeiro.
Conteúdo:
1. Criação de uma Empresa Júnior: motivação,
convencimento, busca de apoio, busca de espaços, criação
do estatuto, legalização, estratégias de avaliação
e remuneração de participantes, apresentação
junto às outras Empresas Juniores da Universidade e filiação
aos Núcleos de Empresas Juniores da Universidade, do Estado e Federal.
2. Divulgação de uma Empresa Júnior: criação
da identidade visual, produção de material de divulgação,
estabelecimento de parcerias, busca de novos apoios e novos colaboradores,
seleção de voluntários, promoção de
encontros com outras Empresas Juniores.
3. Maturação de uma Empresa Júnior: minização
de custos, busca de clientes internos e externos, apresentação
de trabalhos em eventos técnico-científicos, promoção
de cursos, aplicação de novas técnicas, política
de investimentos.
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas
Curso
10 - Universidade Solidária: práticas e alternativas metodológicas
para o trabalho comunitário.
Ministrantes:
Elisabeth Vargas - Superintendente Executiva (UniSol); Prof. Dr. Adolfo
Inácio Calderón (UMC); Prof. Dr. Ronaldo Oliveira Cavalli
(FURG); Prof.a Dra. Sarita Amaro (UERGS/UNISC); Prof.a Ms. Vera Lúcia
Pena Carneiro Soares (UNAMA); Prof.a Ms. Virgínia da Costa Liebort
Nina (USM) e Prof. Dr. Waldenor Barros Moraes Filho (UniSol).
Filiação Institucional: Universidade Solidária
Ementa: Reflexão sobre a práxis acadêmica em
projetos extensionistas de cunho comunitário, a partir de experiências
de parcerias institucionais promovidas por IES em conjunto com a UniSol.
Serão discutidas a estrutura e o gerenciamento de projetos comunitários,
tendo como referência o estabelecimento de parcerias, formas e meios
de articulação social, mecanismos de avaliação
da eficácia da ação comunitária, estratégias
para viabilizar o empoderamento das comunidades, a valorização
cultural e a construção coletiva de processos de mudança.
Conteúdo:
1. A Universidade Solidária e a construção de parcerias.
2. Estratégias para o fortalecimento da Extensão Universitária.
3. Estrutura e gerenciamento de projetos sociais de ação
comunitária.
4. Estratégias de Mobilização e Articulação
Social.
5. Instituições de Ensino Superior e Responsabilidade Social.
6. A socialização de experiências como fonte de estímulo
a práticas comunitárias nas IES.
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas
Curso
11 - Avaliação
de Programas e Projetos em Extensão
Ministrante:
Thereza Pena Firme, Prof.a.
Filiação Institucional: Universidade Federal do Rio
de Janeiro e Fundação Cesgranrio
Ementa: Políticas de Extensão e Avaliação. Planejamento e avaliação. Estrutura e processo de implementação de uma proposta de avaliação da extensão. Tipos de avaliação em função do momento, de quem realiza e dos destinatários. Objetivos, metas e indicadores. Os instrumentos de coleta de informações: codificação e análise. A avaliação da avaliação.
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas
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