Imprimir

 

Cursos

Os cursos terão carga horária de oito horas, sendo 2h / dia, três dias consecutivos, complementada por participação em ciclo de debates.

É necessário estar inscrito no Congresso para se inscrever nos cursos, que serão simultâneos. Cada participante poderá inscrever-se em apenas um curso.

As inscrições nos cursos serão on line e o valor do investimento varia conforme a data do pagamento e a categoria do congressista, conforme a tabela do ícone"Inscrições".

Para se inscrever, escolha um dos cursos disponíveis na relação a seguir, clique no nome do curso e siga as instruções do site da Fundep. Tenha em mãos o login e a senha recebidos após a inscrição no Congresso.

Clique no link abaixo para fazer sua inscrição. Caso tenha alguma dúvida no processo de inscrição, favor entrar em contato com a Fundep, pelo telefone (31) 3499-4220 ou pelo email callcenter@fundep.ufmg.br.


Curso 1 - Metodologia para Formação de Redes Intersetoriais de Desenvolvimento Comunitário

Ministrante: Célia Regina Belizia Schlithler, coordenadora do Núcleo de Investimento Social Comunitário
Filiação institucional: Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social
Parcerias: Fundação Belgo, Instituto C&A, dentre outras.
Ementa: Principais estratégias da metodologia adotada pelo IDIS para a formação de redes intersetoriais, com destaque para o caso da REDIN, rede de Belo Horizonte, resultado desta metodologia. Princípios norteadores do processo de desenvolvimento de uma rede social intersetorial e passos necessários para a construção de um projeto coletivo.
Conteúdo:
1. Conceituação sobre redes sociais.
2. Conceituação sobre desenvolvimento comunitário.
3. Por que as redes intersetoriais contribuem para o desenvolvimento social?
4. O investimento social privado e a participação de organizações empresariais em redes sociais .
5. Estratégias metodológicas para a formação de redes intersetoriais: análise da experiência da REDIN de BH.
6. Constituição do grupo de trabalho:
6.1. A escolha dos participantes.
6.2. O processo de Grupalização.
6.3. O papel de facilitadores de rede.
7. Construção do projeto coletivo.
7.1. Capacitação para planejamento em rede.
7.2. Definição da Proposta de Ação.
7.3. Gestão e Sustentabilidade de Redes.
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas

 

Curso 2 - Estratégias para o trabalho de capacitação de conselheiros de direito e de políticas públicas

Ministrantes: Maria Inês Souza Bravo, Dr. Prof. e Maurílio Castro de Matos, Ms. Prof.
Filiação Institucional: Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Parcerias: Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz

Ementa: Relevância da participação popular na gestão das políticas públicas. Estratégias para o trabalho de assessoria e capacitação de conselheiros de direitos e de política. A relevância de metodologias participativas. Socialização da experiência desenvolvida sobre capacitação de conselheiros no estado do Rio de Janeiro.
Conteúdo:
1. Panorama das políticas sociais públicas e dos conselhos na atualidade: possibilidades e desafios.
2. A questão da capacitação de conselheiros: concepção de educação, a metodologia participativa e o papel extensionista da universidade.
3. Estratégias para o trabalho de assessoria e capacitação aos conselhos de direitos e de política: o que informa a experiência acumulada pelo "Projeto Políticas Públicas de Saúde: o potencial dos conselhos da região metropolitana do Rio de Janeiro" sobre a capacitação dos conselheiros.
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas


Curso 3 - Comunicação para Mobilização de Redes Culturais

Ministrantes: Márcio Simeone Henriques, Ms. Prof.; Emanuela São Pedro, Frederico Vieza, Pedro Souza Pinto e Renata Antunes Frederico - Bacharéis em Comunicação Social/Relações Públicas
Filiação institucional: Universidade Federal de Minas Gerais
Ementa: Planejamento Estratégico da Comunicação para convocar e mobilizar uma comunidade em torno de um movimento cultural. Conceitos e métodos necessários na elaboração de estratégias comunicativas e ações culturais. Objetiva orientar o profissional da cultura para o desenvolvimento de um bom Plano de Comunicação Estratégica para Mobilização de Redes Culturais.
Conteúdo:
1. O multicultural como potencial mobilizador
2. Comunicação nos processos de mobilização cultural
3. Visão de rede: princípios e dinâmica
4. Públicos da rede
5. Mapeamento de públicos de uma rede cultural
6. Segmentação B, L, G (beneficiados, legitimadores e geradores)
7. Diagnóstico: relações comunicativas entre os públicos
8. Diagnóstico relações comunicativas entre a causa e os públicos: pontos positivos e negativos de co-responsabilidade, continuidade e coesão
9. Construção de plano de ações
10. Dinâmica da roda finalizando com uma ciranda para confraternização.
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas


Curso 4 - Produção cultural com arte e cultura popular

Ministrante: Katharina Döring, Ms. Prof.
Filiação institucional: Universidade do Estado da Bahia
Ementa: Significados e conceitos em torno da arte e cultura popular brasileira, examinar e sugerir soluções e produções práticas. Tradição e contemporaneidade, identidade e diversidade cultural, inovação e profissionalização do setor do artesanato e das produções musicais e cênicas regionais e extensão universitária. Extensão universitária como mediadora entre realidades, saberes e valores rurais e urbanos.
Conteúdo:
1. Uma Ponte entre o Passado e o Futuro: Arte e cultura popular brasileira; música, poesia, dança, encenação, artes visuais, artesanato; folclore versus popular; continuidade e mudança; tradição e contemporaneidade; patrimônio cultural, material e imaterial; autoria; questões éticas.
2. Globalize it? - Local encontrando Global: Identidade e diversidade cultural brasileira; produções e experiências globais e locais - comparação Pernambuco e Bahia; muitas músicas, mercados e possibilidades; o outro lado da "moeda"; cultura, economia e desenvolvimento local.
3. Universidade entre Estado, Mercado e Terceiro Setor: Novos critérios nas políticas culturais do Brasil - conseqüências e caminhos para os setores públicos, privados e terceiros; qual seria o papel das universidades?; experiências do INSTITUTO PENSARTE, SESC e SEBRAE; Fórum Cultural Mundial; Projeto TOQUES E TROCAS (Petrobrás Cultural)
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas

Curso 5 - Avaliação de programas, projetos e atividades de extensão

Ministrante: Robert Lassance, Ms. Prof., Especialista em Avaliação
Filiação institucional: Universidade Católica de Brasília
Parcerias: Funiversa
Ementa: Aspectos conceituais, metodológicos e instrumentais da avaliação aplicados ao campo da extensão, segundo a perspectiva atual e as tendências predominantes.
Conteúdo:
1. Conceitos e processos de planejamento e de avaliação aplicados à programas e projetos de extensão universitária.
2. Referência do Sinaes à avaliação da extensão.
3. Delineamentos metodológicos da avaliação de programas e projetos de extensão.
4. Técnicas e instrumentos de avaliação de programas e projetos de extensão: aplicação e exemplos.
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas

Curso 6 - Extensão universitária em meio ambiente e sustentabilidade

Ministrante: Marcelo Ricardo de Lima, Ms Prof.
Filiação institucional: Universidade Federal do Paraná
Parcerias: Secretaria Municipal de Educação de Curitiba
Ementa: Atividades de extensão universitária voltadas à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade. Experiências em atividades de extensão que utilizam o solo como ponto de partida para a discussão ambiental.
Conteúdo:
1. O solo no contexto ambiental brasileiro (urbano e rural).
2. A extensão universitária e a conservação do solo.
3. A extensão universitária no ensino de solos dentro do contexto da educação ambiental.
4. A experiência do Projeto Solo na Escola, na área de educação ambiental.
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas

Curso 7 - Humanização da gestão e da atenção à saúde - Política Nacional de Humanização (PNH)

Ministrantes: Regina Duarte Benevides de Barros, coordenadora nacional do PNH do Ministério da Saúde; Eduardo Passos, consultor do Ministério da Saúde PNH Brasília; Adail Almeida Rollo, consultor do Ministério da Saúde PNH Campinas; Rita de Cássia Penido; Mônica Sampaio de Carvalho, Secretaria Municipal de Saúde; e Flávio Trevisani Fakih, Unifesp
Filiação institucional: Universidade Federal de Minas Gerais / Hospital das Clínicas, Universidade Federal de São Paulo
Parcerias: Ministério da Saúde / Secretaria Executiva / Secretaria da Gestão do trabalho e da educação na Saúde, Regional Humanização Minas Gerais e Espírito Santo.
Ementa: A política de humanização visa aumentar o grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos, mediante uma mudança na cultura da atenção dos usuários e da gestão dos processos de trabalho. A humanização como eixo articulador das práticas em saúde comprometidas com a defesa da vida.
Conteúdo:
1. Política Nacional da Humanização - Equipe, vínculo e acolhimento dentro da PNH
2. Humanização como mudança de paradigma
3. Humanização na gestão da saúde
4. Apresentação de três experiências
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas

Curso 8 - Mediação, inclusão e justiça

Ministrantes: Menelick de Carvalho Neto, Dr. Prof.; Miracy B. S. Gustin, Dra. Profa., Ronaldo A. Pedron, Bacharel.
Filiação institucional: Universidade Federal de Minas Gerais
Parcerias: Ministério da Justiça, CNPq, SEDESE/MG
Ementa: Aspectos conceituais, metodológicos e instrumentais da proposta interdisciplinar de mediação, como procedimento extrajudicial de resolução de conflitos em comunidades marcadas pela exclusão social e pela violência, marcadas pelo acesso precário aos serviços básicos e por violações aos direitos fundamentais.
Conteúdo:
1. Resolução extrajudicial de conflitos: mediação x arbitragem.
2. Mediação, cidadania e inclusão.
3. Metodologia de mediação.
4. Construção colegiada de casos: experiências
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas

Curso 9 - Empresas Juniores: criação, divulgação e maturação

Ministrantes: Regina Serrão Lanzillotti - Prof., Gisele Vitorino Machado e Maike Freitas de Miranda - Graduandas
Filiação Institucional: Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Parcerias: UFF, UNIFOA, Secretaria Municipal de Saúde - RJ
Ementa: O curso objetiva apresentar as estratégias para criação e implementação de empresas juniores, os desafios encontrados e a discussão de experiências exitosas. Apresentação do caso da Solução Estatística Júnior, a primeira empresa júnior de estatística do Rio de Janeiro.
Conteúdo:
1. Criação de uma Empresa Júnior: motivação, convencimento, busca de apoio, busca de espaços, criação do estatuto, legalização, estratégias de avaliação e remuneração de participantes, apresentação junto às outras Empresas Juniores da Universidade e filiação aos Núcleos de Empresas Juniores da Universidade, do Estado e Federal.
2. Divulgação de uma Empresa Júnior: criação da identidade visual, produção de material de divulgação, estabelecimento de parcerias, busca de novos apoios e novos colaboradores, seleção de voluntários, promoção de encontros com outras Empresas Juniores.
3. Maturação de uma Empresa Júnior: minização de custos, busca de clientes internos e externos, apresentação de trabalhos em eventos técnico-científicos, promoção de cursos, aplicação de novas técnicas, política de investimentos.
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas

Curso 10 - Universidade Solidária: práticas e alternativas metodológicas para o trabalho comunitário.

Ministrantes: Elisabeth Vargas - Superintendente Executiva (UniSol); Prof. Dr. Adolfo Inácio Calderón (UMC); Prof. Dr. Ronaldo Oliveira Cavalli (FURG); Prof.a Dra. Sarita Amaro (UERGS/UNISC); Prof.a Ms. Vera Lúcia Pena Carneiro Soares (UNAMA); Prof.a Ms. Virgínia da Costa Liebort Nina (USM) e Prof. Dr. Waldenor Barros Moraes Filho (UniSol).
Filiação Institucional: Universidade Solidária
Ementa: Reflexão sobre a práxis acadêmica em projetos extensionistas de cunho comunitário, a partir de experiências de parcerias institucionais promovidas por IES em conjunto com a UniSol. Serão discutidas a estrutura e o gerenciamento de projetos comunitários, tendo como referência o estabelecimento de parcerias, formas e meios de articulação social, mecanismos de avaliação da eficácia da ação comunitária, estratégias para viabilizar o empoderamento das comunidades, a valorização cultural e a construção coletiva de processos de mudança.
Conteúdo:
1. A Universidade Solidária e a construção de parcerias.
2. Estratégias para o fortalecimento da Extensão Universitária.
3. Estrutura e gerenciamento de projetos sociais de ação comunitária.
4. Estratégias de Mobilização e Articulação Social.
5. Instituições de Ensino Superior e Responsabilidade Social.
6. A socialização de experiências como fonte de estímulo a práticas comunitárias nas IES.
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas

Curso 11 - Avaliação de Programas e Projetos em Extensão

Ministrante: Thereza Pena Firme, Prof.a.
Filiação Institucional: Universidade Federal do Rio de Janeiro e Fundação Cesgranrio
Ementa: Políticas de Extensão e Avaliação. Planejamento e avaliação. Estrutura e processo de implementação de uma proposta de avaliação da extensão. Tipos de avaliação em função do momento, de quem realiza e dos destinatários. Objetivos, metas e indicadores. Os instrumentos de coleta de informações: codificação e análise. A avaliação da avaliação.
No. de vagas: 50
Dias: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: 8 às 10 horas