Diretoria de Avaliação Institucional - DAI

A Diretoria de Avaliação Institucional é órgão da Reitoria, vinculado ao gabinete da Reitora. Sua atuação está voltada para o desenvolvimento da qualificação acadêmica, científica e cultural da Universidade, contribuindo, desse modo, para ampliar e diversificar sua inserção regional, nacional e internacional. Contribui, ainda, para o planejamento acadêmico e administrativo da Universidade, ao identificar estratégias, instrumentos e ações institucionais necessárias para a formulação de políticas de mais largo alcance, além de fornecer subsídios para a necessária prestação de contas à sociedade.

Para tanto, a Diretoria de Avaliação Institucional articula diversos bancos de dados relacionados às avaliações que vêm sendo promovidas na Universidade sobre aspectos específicos, como, por exemplo, as avaliações docentes realizadas pela Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD – ou aquelas realizadas pela Comissão Permanente de Avaliação do Ensino de Graduação – CPA/PROGRAD. Essa articulação torna possível a abordagem e a análise combinada de temas diversos relacionados às instâncias acadêmicas e administrativas da instituição.

Uma das esferas em que essas ações vêm sendo desenvolvidas, diz respeito às políticas voltadas para a democratização do acesso à Universidade, tendo a Diretoria organizado nesse âmbito, em maio de 2003, o seminário “Ampliação do acesso ao ensino superior: uma urgência democrática”. Os resultados desse evento foram consolidados no livro “Universidade e Democracia: experiências e alternativas para a ampliação do acesso na universidade pública brasileira”, lançado em outubro de 2004.

A prioridade de política acadêmica voltada para a criação e consolidação de cursos noturnos, conforme definida em decisão do Conselho Universitário de 20 de fevereiro de 2003, demandou da Diretoria a realização de estudos específicos. Tendo em vista a avaliação do desempenho dos alunos dos turnos diurno e noturno, foram desenvolvidos alguns estudos comparativos. Dado o perfil socioeconômico diferenciado desses estudantes, foi examinada também a procura pelos programas de assistência ao estudante da Fundação Universitária Mendes Pimentel – FUMP, bem como foi analisada sua participação nesses programas.

Mais recentemente, a aprovação da Lei nº 10 861 de 14 de abril de 2004 que instituiu o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, estabeleceu novo processo de avaliação da educação superior. Este fato determinou a introdução de alteração nas atribuições atualmente exercidas pela Diretoria, que passa a responsabilizar-se pelas ações relativas à avaliação global da Universidade.

Veja aqui o resumo do estudo de avaliação do desempenho dos alunos dos turnos diurno e noturno, publicado no Boletim da UFMG.

Veja aqui a íntegra do documento "Ampliação da oferta de cursos noturnos - Estudos comparativos: cursos diurnos e noturnos" (documento do Microsoft Word).

Acesse também:

Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI

Conheça o site da Avaliação Institucional:

www.ufmg.br/avaliacaoinstitucional