Administração central


Unidades acadêmicas


Unidades especiais


Departamentos acadêmicos


Órgãos administrativos


Órgãos suplementares, auxiliares e complementares


Outros órgãos e setores


Entidades vinculadas


História da UFMG


UFMG em números


Localização


Telefones


Informes administrativos


Normas institucionais


Concursos


Resoluções e portarias


Plano de Desenvolvimento Institucional






Campus Pampulha

Na década de 40, foi criado o campus Pampulha. Os primeiros prédios construídos na Cidade Universitária foram os do Instituto de Mecânica (atual Coltec) e da Reitoria.

Com o passar dos anos, foram criados novos cursos: Veterinária (1961), Biblioteconomia (1963), Belas-Artes (1963) e Educação Física (1969).

Durante muitos anos, o campus Pampulha permaneceu semi-adormecido. Só foi efetivamente ocupado pela comunidade universitária a partir da década de 60, com a construção dos principais prédios. Hoje existem na Pampulha 12 unidades acadêmicas, o Centro Pedagógico (escola de 1º grau), o Colégio Técnico (2º grau) e os órgãos e setores que administram a Universidade.

Campus Saúde

No campus Saúde, estão a Faculdade de Medicina, a Escola de Enfermagem e o Hospital das Clínicas, considerado centro de referência e excelência. Ele é formado por um prédio principal e sete ambulatórios e abriga as atividades de 1.400 estudantes de Medicina, 200 de Enfermagem e muitos acadêmicos de cursos como Farmácia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Nutrição.

Campus Regional de Montes Claros

Em apenas seis anos, o tradicional colégio agrícola da UFMG, em Montes Claros, transformou-se em campus avançado, com dois cursos de graduação, um mestrado voltado para o desenvolvimento de tecnologias de convivência com o semi-árido do Norte mineiro, e ampla inserção local, por meio de cursos e projetos de extensão.O campus da UFMG em Montes Claros é uma fazenda-escola, localizada a sete quilômetros do centro da cidade, com área de 232,32 hectares. Ao lado dos cursos superiores, ainda hoje funciona na Unidade o Colégio Agrícola Antônio Versiani Athayde, criado em abril de 1964 e incorporado ao patrimônio da Universidade em 1968.

Outras Unidades

Além das unidades localizadas nos campi Pampulha e Saúde, a UFMG possui ainda outras no centro de Belo Horizonte e bairros periféricos. De acordo com o projeto de construção da Universidade, algumas dessas unidades devem ser transferidas, gradualmente, para o campus Pampulha. Foi o que ocorreu, recentemente, com a Faculdade de Ciências Econômicas e a Escola de Engenharia.

Encontra-se no centro da capital a Faculdade de Direito. No bairro Funcionários está instalada a Escola de Arquitetura.

A Universidade conta ainda com alguns órgãos localizados fora de seus dois campi principais. Nesta situação encontra-se o Centro Cultural, o Conservatório UFMG e a Fundação Mendes Pimentel, instalados no centro, e o Museu de História Natural e Jardim Botânico, localizado no bairro Horto.





Campus Pampulha

Av. Antônio Carlos, 6.627
31270-901 Belo Horizonte - MG


Campus Saúde e Outras Unidades

Av. Alfredo Balena, 190
30130-100 Belo Horizonte - MG


Núcleo de Ciências Agrárias

Av. Osmane Barbosa, s.n.
Bairro JK
Cep 39.404-006
Montes Claros - MG