UFMG Conhecimento e cultura 2010

Apresentação

Programa de Iniciação Científica Júnior

O Programa de Iniciação Científica Júnior- PROVOC na UFMG iniciou-se em 1998 com a implementação do Programa de Vocação Científica- PROVOC, uma parceria entre o Colégio Técnico da UFMG e o Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR)- FIOCRUZ-MG. Em 2000 o programa se institucionalizou na UFMG através do projeto de Implantação do Programa de Vocação na UFMG apresentado a Pró-Reitoria de Pesquisa.

A partir de 2004, com apoio do Conselho Nacional de Pesquisa/Ministério da Ciência e Tecnologia e a Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais, passou a contar, anualmente, com estudantes de outras escolas públicas de Belo Horizonte - MG ampliando, assim, o número de estudantes do Ensino Médio e Profissional participantes. Desde então, o programa conta com a participação anual de 134 bolsistas FAPEMIG/CNPq de 12 escolas de educação básica e profissional da rede de ensino Estadual e Federal que desenvolvem seus projetos sob a orientação de, atualmente, cerca de 90 pesquisadores de todas as grandes áreas do conhecimento.

Desde 2000 a equipe de coordenação do Provoc na UFMG organiza seminários anuais que propiciam aos estudantes a apresentação de seus resultados e processos vivenciados no programa para a comunidade acadêmica. Este seminário tem como intuito divulgar os conhecimentos gerados pelos estudantes, sensibilizar novos pesquisadores (futuros orientadores) para ampliar a oportunidade, bem como, dar visibilidade ao programa e ao potencial de trabalho em investigação dos jovens da educação de nível médio e profissional.

O VI SEMINÁRIO DO PROVOC na UFMG é encontro anual dos estudantes das escolas públicas vinculadas ao Programa de Iniciação Científica Júnior - Bic-Júnior da Universidade Federal de Minas Gerais que participaram no período de 2009 a 2010. Ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro no Colégio Técnico da UFMG.

Patrocinadores