Brasil Presidência da República Federativa do Brasil

Acesse o site da UFMG

Usuário Registrado

Um balanço positivo do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais em 2013

O Programa de Formação de Conselheiros Nacionais encerrou o ano de 2013 com um balanço positivo de suas atividades. Ao longo deste período, mais de 300 alunos participaram dos cursos ofertados nas modalidades de especialização latu sensu e atualização.

Somente no curso de especialização em "Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais", iniciado em março do ano passado, o Programa contou com 150 alunos matriculados. São conselheiros nacionais, ativistas e técnicos do governo em seus diversos níveis, residentes em diversas regiões do país, que compõem o perfil diversificado do corpo de alunos. Durante o primeiro ano do curso, os estudantes puderam desenvolver o conteúdo trabalhado por meio de acesso a bate-papos, vídeo-aulas, vídeos temáticos, fóruns de discussão por meio de plataforma online além de encontros presenciais. Já nos cursos de atualização, concebido como uma forma de alcançar um público ainda mais amplo, mais de 200 estudantes participaram das sete disciplinas ofertadas nessa modalidade.

Para a aluna do curso de especialização, Jaciane Silva, o curso tem sido uma experiência bastante enriquecedora, principalmente por se tratar de um curso a distância. “Esse curso quebrou todos os meus preconceitos sobre estudo a distância. Eu pude vivenciar um estudo de qualidade, com toda atenção, cuidado, responsabilidade, retorno, diálogos e esclarecimentos. De fato é possível ter excelente retorno com o ensino a distância”, ressalta.

Para o ano de 2014, o Programa de Formação de Conselheiros Nacionais traz mais novidades para o curso de especialização. A partir do mês de março serão ofertadas novas disciplinas e, além disso, novos vídeos serão disponibilizados na plataforma digital. Será realizado também nos dias 19, 20 e 21 desse mês o encontro presencial, em Belo Horizonte, com os orientadores das monografias.

Realização:

Universidade Federal de Minas Gerais Secretaria-Geral da Presidência da República

Produzido pelo Núcleo Web do Cedecom - UFMG 2008