Medalha Mendes Pimentel

Francisco Mendes Pimentel, primeiro reitor da Universidade

A Medalha Reitor Mendes Pimentel é uma condecoração criada pela Universidade Federal de Minas Gerais como forma de estreitar os laços entre a Instituição e a sociedade. Ela homenageia egressos e egressas que têm contribuições destacadas para a sociedade em suas respectivas áreas de atuação. A medalha é também uma forma de a Universidade homenagear o primeiro dirigente, Francisco Mendes Pimentel, que coordenou a criação da Universidade de Minas Gerais (UMG).

A condecoração é uma proposta de Comissão Especial instituída pela Portaria 01976, de 24/08/2000, que estudou formas de a Instituição prestar homenagem a egressos e egressas. A Medalha de Honra Mendes Pimentel foi criada pela Portaria 2048, de 4 de setembro de 2000, durante a gestão do reitor Francisco César Sá Barreto.

Concedida pela primeira vez em 2000, a entrega aconteceu na naquele excepcionalmente no mês de dezembro, quando ocorreram as comemorações do aniversário de Belo Horizonte. Em 22 anos, a UFMG concedeu 146 homenagens, sendo 10 Medalhas Mendes Pimentel e as outras 136, Medalhas de Honra.

Relação de homenageados e homenageadas.