Medalha Mendes Pimentel

Homenageado

Cid Veloso

 

Nasceu em Piumhi/MG, em 1936. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no ano de 1961. Livre-docente em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da UFMG, tornou-se especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Ocupou os cargos de Vice-Diretor e Diretor da Faculdade de Medicina, vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (1981 a 1983) e presidente da Associação Médica de Minas Gerais.

Em 1983, tornou-se membro efetivo do Conselho Curador da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e, dois anos depois, representante do Ministério da Educação (MEC) no Estado de Minas Gerais, junto à Comissão Interinstitucional de Saúde.

Assumiu a Reitoria da UFMG em 1986. Como Reitor, atuou, durante a Assembleia Nacional Constituinte, em defesa da universidade pública e da política de saúde, especialmente na criação do Sistema Único de Saúde. Foi um dos fundadores da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (CASU), plano de saúde criado, em 1983, para atendimento à comunidade da UFMG.

Como assessor da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais em 1995/1996, implantou o Programa de Saúde da Família no estado. Em 2009, recebeu o título de professor emérito da UFMG.

Em 2012, lançou o livro Doutor Viagem, que contém fotografias, memórias, dados sobre aspectos marcantes de lugares e situações que visitou em viagens nacionais e internacionais. Em 2014, foi eleito membro titular da Academia Mineira de Medicina. Em agosto de 2015, publicou a obra Anos 60: os movimentos que mudaram o mundo, em que recupera os fatos marcantes do período e discute suas consequências sociais, culturais e políticas. Faleceu em 9 de setembro de 2016.