Projetos

Cicatrização por tecidos biocompatíveis

Este projeto recebeu apoio do Deputado Patrus Ananias, através da Emenda Individual nº 14080008 na LOA 2020

Doenças na pele pode levar a longos períodos de internação em hospitais, melhoras no processo de cicatrização são importantes focos de pesquisa para redução de gastos com a saúde pública.

Alterações e doenças na pele são algumas das consequências mais comuns de longos períodos de internação em hospitais, o que faz com que os cuidados cutâneos e as melhoras do processo de cicatrização sejam importantes focos de pesquisa para redução de gastos com a saúde pública. 

O reparo inadequado da pele durante a cicatrização representa um problema direto para o indivíduo, causando desconforto físico e/ou psicológico e demora na reabilitação, podendo levar à amputação de membros e morte por septicemia em casos mais extremos. Além disso, os altos custos de recursos financeiros públicos envolvidos no tratamento de feridas são aspectos fundamentais a serem observados. 

Nesse sentido, o presente projeto busca no cerrado mineiro novas plantas e substâncias de baixo custo e com menos efeitos colaterais, como opções terapêuticas capazes de interagir com o tecido e órgãos lesados, acelerando o processo cicatricial: estruturação, consolidação e fortalecimento de arranjos produtivos locais.

Título Avaliação e desenvolvimento de têxtil biocompatível, funcionalizado com óleo essencial de plantas medicinais para processos cicatriciais
Coordenação Prof. Sérgio Henrique Sousa Santos
Estágio de desenvolvimento Inicial