Construção de laboratório de produção leiteira

Construção de Laboratório Demonstrativo de produção Leiteira em Compost Barn

O Brasil é quarto maior produtor de leite do mundo e Minas Gerais ocupa o primeiro lugar no rank nacional. A cadeia produtiva do leite e seus derivados desempenham papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população. Estima-se que mais de 3,6 milhões de pessoas trabalhem diretamente na atividade. Além da importância econômica, o leite é um alimento saudável de alto valor nutricional participado da dieta de crianças, jovens e adultos favorecendo o desenvolvimento, crescimento e a manutenção de uma vida saudável.

Grande parte da produção de leite brasileira é oriunda de sistemas de semiconfinamento (pastejo durante os meses de chuva e confinamento nos meses secos). Esse sistema provoca grandes oscilações na produção de leite, comprometendo a produtividade e submetendo os animais à períodos de grande estresse por calor, além de diversos desafios a saúde.  O sistema de produção em Compost Barn oferece aos pequenos e médios produtores alternativa para elevar a produtividade, além de possibilitar maior conforto e higiene para o rebanho, contribuindo para a redução de problemas de pernas e cascos, melhorando a qualidade e a produção de leite. A instalação consiste em um grande espaço físico coberto, para descanso das vacas. A área é de aproximadamente 10 a 12m2/animal é revestida com serragem, sobras de corte de madeira e esterco compostado. O principal objetivo do Compost Barn é aumentar a produtividade e garantir aos animais bem-estar e conforto. A implantação desse sistema de produção na Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa – EV/UFMG cria uma série de possibilidades de ensino, dando aos estudantes o instrumental necessário para, em sua vida profissional, assessorar os clientes no caminho de um patamar de produtividade adequado para os tempos atuais. Ao mesmo tempo permite a demonstração a produtores e técnicos novas perspectivas tecnológicas.

Título Laboratório Demonstrativo de produção Leiteira em Compost Barn da Escola de Veterinária da UFMG
Coordenação Profª. Zélia Inês Portela Lobato
Estágio de desenvolvimento Inicial