Projetos

FabLab Engenharia Eletrônica

A Escola de Engenharia da UFMG iniciou a instalação de FabLabs para oferecer aos estudantes um espaço equipado como ambiente de criação, inovação e desenvolvimento.

A Escola de Engenharia da UFMG iniciou a instalação de FabLabs para oferecer aos estudantes um espaço equipado como ambiente de criação, inovação e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e tecnológicos, internos ou externos, em parcerias com empresas ou outros setores da sociedade. Objetiva-se criar uma rede de FabLabs especializados, que cooperam entre si e com outras iniciativas de outras unidades acadêmicas, estabelecendo-se um ecossistema de inovação. O primeiro, o FabLab Eletrônica, já se encontra instalado, e será aberto aos estudantes em setembro de 2019, embora ainda sejam demandados recursos para prover outros equipamentos essenciais, da ordem de R$160.000,00. A implantação de outros FabLabs com vocação e recursos materiais para outras áreas, como mecânica, por exemplo, ainda encontram-se em desenvolvimento, sendo que os recursos estimados para tal são da ordem de R$840.000,00.

O espaço interno dos FabLabs é adequado para projetos e montagens, apenas, e sendo necessária a existência de espaços de coworking, com mesas de reunião, onde os grupos de trabalho possam se reunir para discutir os problemas e as ideias de soluções propostas, definiu-se com o apoio da diretoria da Escola de Engenharia, a montagem inicial de 4 salas deste tipo, como mostrado na figura abaixo.  

A inspiração e a motivação para a implantação desses espaços vêm da necessidade de atendimento ao perfil atual dos estudantes, que clama por métodos e recursos de aprendizagem que os desafiem de forma dinâmica, criativa e interativa, oferecendo orientação, espaço adequado e recursos.

Título FabLab Engenharia Eletrônica
Coordenação Prof. Cícero Murta Diniz Starling
Estágio de desenvolvimento Inicial