Projetos

Implantação da Farmácia Universitária da UFMG

Este projeto recebeu apoio do Deputado Dr. Frederico, através da Emenda Individual nº 39600003 na LOA 2020

A proposta de implantação da Farmácia Universitária no Hospital das Clínicas da UFMG busca a promoção da qualidade de vida dos pacientes e a economia dos recursos financeiros públicos.

A Farmácia Universitária (FU) da UFMG foi criada em 1962 e funcionou durante 47 anos, encerrando-se suas atividades em 2009. Em 2017, o Conselho Nacional de Educação instituiu por meio da Resolução nº06 a obrigatoriedade da FU como cenário de ensino-aprendizagem para a formação do profissional farmacêutico com foco no cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade contextualizada ao Sistema Único de Saúde. Atualmente, o Hospital das Clínicas (HC) da UFMG por meio da Farmácia Ambulatorial fornece medicamentos a pacientes de várias cidades do Estado de Minas Gerais.

A criação da FU da UFMG no HC assumiria as atividades desenvolvidas na atual Farmácia Ambulatorial do HC, em um espaço compatível para se prestar assistência à saúde aos pacientes, armazenar corretamente os medicamentos garantindo a qualidade dos mesmos, disponibilizar local de espera e atendimento adequado e digno aos pacientes, além de oportunizar aos graduandos do Curso de Farmácia a experiência no cuidado à saúde da população, contribuindo para a diminuição da morbimortatilidade decorrentes da utilização incorreta de medicamentos. Serão favorecidos pacientes de várias cidades do Estado de Minas Gerais, estudantes de graduação e pós-gradução da Faculdade de Farmácia da UFMG e, por se tratar de espaço multiprofissional, a FU, também, beneficiará outros profissionais da área de saúde envolvidos no cuidado de pacientes ambulatoriais. Assim, com a proposta de implantação da FU buscam-se a promoção da qualidade de vida dos pacientes e a economia dos recursos financeiros públicos.

Título Implantação da Farmácia Universitária no Hospital das Clinicas da UFMG
Coordenação Farmacêutico Carlos Eduardo de Oliveira Pereira
Estágio de desenvolvimento Inicial