Projetos

Laboratório de Produtos Derivados da Apicultura

Este projeto recebeu apoio do Deputado Eros Biondini, através da Emenda Individual nº 27590018 na LOA 2020

A criação do Laboratório contribuirá para a realização de pesquisas e possibilitará o atendimento da demanda da indústria apícola e da agroindústria familiar.

A apicultura possui importante papel no agronegócio brasileiro não só pela produção de mel e produtos apícolas, mas também pela contribuição da polinização para o aumento da produtividade das culturas agrícolas. Essa atividade também é extremamente relevante para a agricultura familiar, seja como atividade principal da propriedade ou como fonte de renda complementar para as famílias. Entretanto, a participação do país no mercado mundial de produtos de abelhas e derivados ainda pode ser ampliada, pois grande parte da produção apícola acaba sendo comercializada de maneira informal.

Além da busca pelo registro junto aos órgãos de inspeção, para que sejam mais valorizados no mercado, devem ser realizados estudos visando sua caracterização e diferenciação, por meio da incorporação de uma identidade territorial e cultural, ligada estreitamente ao ambiente geográfico onde são produzidos. Dessa maneira, a criação do Laboratório de Produtos de Abelhas e Derivados da Escola de Veterinária da UFMG contribuirá para a realização de pesquisas que forneçam o embasamento técnico-científico para o registro de certificação de Indicação Geográfica dos produtos apícolas produzidos em Minas Gerais, e possibilitará o atendimento da demanda da indústria apícola e da agroindústria familiar para certificação desses produtos quanto à sua origem, agregando, consequentemente, valor aos mesmos.

Título Criação do laboratório de Produtos de Abelhas e Derivados da Escola de Veterinária da UFMG
Coordenação Profª Zélia Inês Portela Lobato
Estágio de desenvolvimento Inicial