Projetos

Laboratório Laplange da Escola de Enfermagem

Parcerias com a Universidade Pública é de grande importância para os Gestores Municipais de Saúde, para trazer projetos que envolvem ensino, pesquisa e extensão.

Os Gestores Municipais de Saúde lidam com diversos desafios no Sistema Único de Saúde. Nesse sentido parcerias com a Universidade Pública é de grande importância já que é a responsável por formar profissionais para lidar com a realidade e necessidades de saúde da população.

O Curso de Gestão de Serviços de Saúde propõe parceria com municípios com diversos projetos que envolvem ensino, pesquisa e extensão. No presente projeto, propõe-se o apoio gerencial com a utilização de ferramentas digitais nas áreas de planejamento, programação, monitoramento e avaliação de indicadores de saúde, processo de educação permanente aos gestores e técnicos que ocupam posições de gestão, proporcionando o desenvolvimento de ferramentas de simulação para o ensino e assessoria aos municípios.

Assim, o objetivo proposto para este projeto é: criar espaço com condições para projetos de integração, ensino, pesquisa e extensão do Curso de Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG.

Para tanto, se faz necessário recursos financeiros para equipar o LAPLANGE com computadores, softwares e outros equipamentos que proporcionem a criação de ferramentas tecnológicas de gestão, voltadas para os serviços de saúde, podendo assim subsidiar os municípios interessados a melhoria da Gestão dos Serviços de saúde, com possibilidades de alcance no território nacional ampliando, assim, a atuação do LAPLANGE, promovendo integração dos alunos e professores da graduação e pós graduação e gestão em saúde e dos serviços nela envolvidos. Pretende-se dar início no ano de 2020 com previsão de conclusão em 2022.

Título Laboratório de Planejamento e Gestão em Saúde (LAPLANGE): desenvolvimento de Ferramentas Tecnológicas de Gestão em Saúde
Coordenação Profª. Kátia Ferreira Costa Campos
Estágio de desenvolvimento Inicial