Projetos

Atendimentos musicoterapêuticos

A Musicoterapia é um processo sistemático de intervenção na qual o musicoterapeuta ajuda o paciente a promover saúde por meio de experiências musicais (ouvir música, tocar instrumentos musicais, cantar, compor e/ou improvisar músicas) no contexto de uma relação terapêutica.

A seleção de qual experiência musical será desenvolvida é feita com base na necessidade clínica do paciente, em suas habilidades desenvolvidas (musicais e não musicais), em seu gosto e histórico musical e da abordagem clínica seguida pelo terapeuta. O Autismo, também chamado de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é uma condição do desenvolvimento que acarreta alterações na interação social e na comunicação e, também, na presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos. O atendimento musicoterapêutico a pessoas com TEA tem sido praticado há várias décadas no Brasil e no exterior e pesquisas tem demonstrado seus efeitos benéficos na melhora da interação social e da comunicação de pessoas com TEA, bem como na redução da frequência e da intensidade de comportamentos repetitivos e interesses restritos, além de outros aspectos relevantes para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com autismo e seus familiares.

O Projeto de Extensão Musicoterapia nos Transtornos do Neurodesenvolvimento oferece atendimento gratuito a pessoas com TEA de Belo Horizonte e região metropolitana desde 2012 e tem participado ativamente na luta pela conscientização sobre o Autismo e pelos direitos das pessoas com Autismo e seus familiares.

 

Título Atendimentos musicoterapêuticos a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Coordenação Prof. Renato Tocantins Sampaio
Estágio de desenvolvimento Inicial