Projetos

Nutrição materna e desenvolvimento infantil

A saúde da futura mãe é essencial para um ótimo desenvolvimento infantil. O que ela come, o seu peso e saúde emocional podem auxiliar a criança a atingir o seu potencial máximo.

A saúde da futura mãe é essencial para um ótimo desenvolvimento infantil. O que ela come, o seu peso e saúde emocional podem auxiliar a criança a atingir o seu potencial máximo! Nos primeiros anos de vida a mãe é a grande provedora do seu bebê, pois o leite materno é o alimento recomendado de forma exclusiva até seis meses de idade e de forma complementar (junto com outros alimentos) até dois anos de idade ou mais. Assim, conhecer mais a fundo essas associações torna-se relevante para propiciar um melhor cuidado a dupla mãe-filho. 

Para isso, pretendemos realizar um estudo com três avaliações: (1) momento inicial – avaliação das mães após o parto e seus bebês (250 duplas mães/bebês) com intuito de compreender associação do ganho de peso materno com a composição do leite humano; (2) acompanhamento das mães e bebês para avaliarmos o impacto do peso e do consumo alimentar no primeiro ano pós-parto e a associação com a composição do leite humano; e (3) suplementação de ômega-3 em um grupo de gestantes (80 mulheres) para avaliar melhoria dos sintomas depressivos, e possível impacto na prática do AM e crescimento infantil. Acreditamos que essas informações possam fomentar a elaboração de medidas de atenção nutricional no pós-parto, e assim favorecer o cuidado integral à saúde do binômio mãe-filho.

Título Associação do estado nutricional e do consumo alimentar materno com a composição imunológica e nutricional do leite humano e impacto no desenvolvimento infantil
Coordenação Profª. Tatiani Uceli Maioli
Profª. Luana Caroline dos Santos
Estágio de desenvolvimento Inicial