Este projeto recebeu apoio da Deputada Margarida Salomão, através da Emenda Individual nº 29750003 na LOA 2020
O Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) é pertencente à Secretaria de Estado da Saúde, descentralizado para a gestão municipal em janeiro de 2012 e gerenciado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa e Universidade Federal de Minas Gerais desde junho de 2006. A instituição, 100% SUS, atua como o principal hospital do eixo norte de Belo Horizonte e Região Metropolitana, sendo referência para o atendimento de urgência e emergência para uma população de 1.100.000 habitantes de grande vulnerabilidade econômica, social e cultural.
O HRTN constitui-se também como importante instituição de ensino, credenciado desde 2009 pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, com múltiplos cenários de prática para alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, além de residentes médicos e multiprofissionais, beneficiando cerca de 2.000 estudantes e residentes em seus campos de estágio por ano.
A assistência baseia-se em quatro Linhas de Cuidado: Clínico, Cirúrgico, Materno Infantil e Intensivo. Os atendimentos são realizados 24 horas/dia e as portas de entrada são o Pronto Socorro e a Maternidade. O Risoleta possui dados assistenciais expressivos: 6.100 atendimentos de urgência/mês, 1.500 internações/mês, 450 cirurgias/mês e 270 partos/mês (com a menor taxa de cesáreas de BH – 23%).
O Hospital possui projetos para superar as limitações estruturais e arquitetônicas e vencer os desafios de sucateamento do parque tecnológico (pelo desgaste da utilização e pela defasagem tecnológica ao longo dos anos). Esses projetos contemplam os ambientes assistenciais nas quatro Linhas de Cuidado e o Pronto Socorro. A prioridade é a substituição dos equipamentos sucateados e insuficientes, primando por conforto, segurança e qualidade assistencial para os pacientes e melhores condições de trabalho para as equipes multiprofissionais.