Projetos

Tratamento de fissura de lábio e palato em bebês

Este projeto recebeu apoio do Deputado Eduardo Barbosa, através da Emenda Individual nº 31860001 na LOA 2020

O projeto visa utilizar placas e fitas modeladores para nariz e maxilares de bebês fissurados.

As fissuras labiopalatais possuem implicações estéticas, funcionais e psicológicas. São comuns em todos os grupos raciais e de grande prevalência no Brasil (650/1) e seu tratamento precoce é desafiador.

A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAOUFMG) em parceria com alguns hospitais prestam atendimento ao paciente com fissura labiopalatal por meio do Projeto de extensão Modelador Nasoalveolar (NAM). A FAOUFMG promove atendimento ao paciente fissurado, desde os seus primeiros dias de vida, utilizando técnicas que possibilitam resultados estéticos favoráveis, facilitando as cirurgias primárias do lábio e do palato. Esse acompanhamento segue durante o desenvolvimento do bebê até a vida adulta. O Projeto NAM utiliza placas e fitas que modelam o nariz e maxilares dos bebês fissurados que são planejados e fabricados através do uso de software de engenharia reversa e sistema de prototipagem por meio de escâner a laser tridimensional e impressão em 3D da série de modelos para confecção de placas que serão utilizadas pelos bebês. A Figura 1 demonstra os resultados obtidos após tratamento com NAM.

Fissura labiopalatal

Figura 1. Resultados do paciente tratado com NAM. A. Paciente com 15 dias de vida antes do tratamento. B. Paciente com 6 meses, após tratamento com NAM. C. Após labioplastia. D. Paciente com 1 ano de idade após palatoplastia.

Ressaltamos que o tratamento com o NAM é de extrema importância não somente para o bebê assim como para suas famílias, sendo este o único tratamento e suporte oferecido desde o nascimento até o momento da primeira cirurgia, realizada aos 5-6 meses de vida. O NAM também é alvo de pesquisa e formação de recursos humanos, capacitando diversos dentistas para a realização de atendimento a pacientes fissurados.

Título Abordagem precoce de pacientes com fissuras labiopalatinas tratados com modelador naso alveolar (NAM)
Coordenação Prof. Henrique Pretti
Estágio de desenvolvimento Inicial