Medalha de Honra 2002 - Homenagens Póstumas

Juscelino Kubitschek de Oliveira - Presidente do Brasil / 1956-1961

Indicação: Reitora, Professora Ana Lúcia Almeida Gazzola

Thais Velloso Cougo Pimentel*

Nascido cidadão diamantinense em 1902, Juscelino Kubitschek de Oliveira tornou-se cidadão do mundo desde tenra idade. Talvez pelas leituras que o formaram ainda menino, quando, influenciado pelo avô materno, se tornou ávido devorador de livros. Dado curioso de sua biografia é o de que, mesmo sem qualquer estudo formal do francês, Juscelino constituiu boa parte de sua biblioteca nessa língua, que lia com facilidade. Seu primeiro emprego, de telegrafista, função que exerceu entre 1921 e 1928, pode ser visto como um prenúncio de seu anseio de falar com o mundo.
Filho de mãe professora e pai caixeiro-viajante, prematuramente falecido, a mudança de Juscelino para Belo Horizonte, em 1919, veio dar início a uma longa e promissora carreira. Seu ingresso, em 1922, na Escola de Medicina de Belo Horizonte _ hoje Faculdade de Medicina da UFMG _ foi o passaporte decisivo para o diálogo que o jovem irá travar com as idéias e os homens mais avançados de seu tempo. Formado médico e tendo convivido, na Universidade, com colegas que irão se destacar na cena pública, a passagem de Juscelino pela Faculdade de Medicina não só garantirá sua permanência na Instituição, como professor, como também irá lhe apontar novos caminhos, entre eles, sua primeira viagem ao estrangeiro, realizada em 1930.
Médico-cirurgião, capitão da Polícia Militar de Minas Gerais, em 1932, Juscelino seguiu para o front da Revolução Constitucionalista. Seu curriculum, desde então, irá reunir mandatos legislativos e funções executivas. Deputado, Prefeito, Governador e Presidente da República/1956-1961, Juscelino deixou sua marca pessoal em muitas e importantes realizações, que, a partir de Belo Horizonte, ele legou às novas gerações.
________________

* Professora Adjunta do Departamento de História da Faculdade de Fllosofia e Ciências Humanas da UFMG e Diretora do Museu Histórico Abílio Barreto.

© 2007, Copi/UFMG. Av. Antônio Carlos, 6627 - Reitoria, sala 4022 - Pampulha - Belo Horizonte/MG
31270-901 Tel: +55 (31) 3409.5555 // sempreufmg@copi.ufmg.br