A Diretoria de Cooperação Institucional (COPI), vinculada à Administração Central da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem como missão propiciar um canal de diálogo permanente entre a Instituição e a sociedade, buscando alternativas e parcerias estratégicas para o desenvolvimento de projetos inovadores.
Por intermédio das ações da COPI, tem sido possível atuar na identificação de oportunidades externas, que se associam a projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. A COPI promove a mediação, articulação e a negociação necessárias e, ao mesmo tempo, estimula a captação de recursos, os quais permitem o desenvolvimento dos projetos pactuados nas parcerias firmadas entre a UFMG e os diferentes organismos da sociedade. Tais projetos contribuem significativamente para o fortalecimento das atividades acadêmicas da Universidade.
A Diretoria atua em algumas frentes: a) mediação junto às casas legislativas nos níveis municipal, estadual e federal. Essa mediação buscar estreitar os laços entre o Poder Legislativo e a Universidade, bem como busca fontes de recursos por meio da apresentação de projetos para a indicação de emendas individuais aos orçamentos do Município, Estado e União; b) atuação, sobretudo junto ao Congresso Nacional, para fomentar o debate e aprovar projetos de lei que objetivem fortalecer a educação superior pública de qualidade; c) busca de oportunidades de fomento, por meio de parcerias com organismos e entidades da sociedade civil, com o objetivo de apoiar projetos da Universidade em parceria com os setores público, privado e também organizações do terceiro setor.
Também faz parte das atividades da Diretoria de Cooperação Institucional a gestão do programa Sempre UFMG, iniciativa que objetiva estreitar o relacionamento entre egressos, egressas e a Universidade. O Sempre UFMG busca, a partir de 2022, a definição, em parceria com outros órgãos e unidades internos, de ações para aproximar os(as) estudantes que se formaram na Instituição.
Por fim, a COPI ainda responde pelas atividades de cerimonial, dando suporte ao Gabinete do(a) Reitor(a) em uma série de demandas. A equipe do Cerimonial organizou a primeira edição de um manual com “a finalidade de contribuir para o planejamento dos eventos oficiais que são realizados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”.
O manual está organizado em duas partes. A primeira traz o conceito de cerimonial e detalha os tipos de evento, indica aqueles com a participação do Reitorado e ainda apresenta os espaços da Universidade onde normalmente os eventos são realizados. Nesta parte ainda há informações sobre como planejar, organizar e executar solenidades.
Equipe:
Diretora:
Zélia Inês Portela Lobato
Assessoria de Relações Institucionais:
Marcílio José Sabino Lana
Assessoria Técnica:
Bernardo Rezende de Oliveira Silva
Cerimonial
Rafael Angrisano (coordenação)
Lucas Rocha de Alvarenga
Apoio Administrativo:
Cyntia Aparecida de Amorim Nogueira
Estagiário:
Samuel Perini Nunes
Comitê COPI:
Zélia Inês Portela Lobato
Anna Karina Castanheira Bartolomeu
Luiz Machado
Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto
Roberto Gonzalez Duarte