Cultura UFMG

alt



Em 2007, a Universidade Federal de Minas Gerais decidiu oferecer a Belo Horizonte uma alternativa cultural para as férias de verão, especificamente no período do carnaval. Tratava-se do Festival de Verão UFMG, lançado em caráter experimental e composto por oficinas, palestras e debates interdisciplinares. Desde então, o Festival tem sido realizado todos os anos, pela Diretoria de Ação Cultural, no período pré-carnavalesco, tornando-se um evento permanente do calendário cultural da UFMG. 
 
O festival busca, através da ampliação do leque de atividades tradicionalmente oferecidas pelos festivais culturais, atingir todas as áreas de conhecimento atendidas pela Universidade, promovendo a interação entre cultura, educação e sociedade. 
 
Além disso, contempla a ideia de que a cultura é feita de teias de significação que nos permitem a construção do entendimento, garantindo a livre expressão da diversidade cultural no seio da comunidade e enfatizando o seu caráter formativo, na direção da inclusão social, da superação da pobreza, da defesa do meio ambiente e das condições para a justiça e a paz. Sendo assim, oferece à cidade de Belo Horizonte uma programação variada de atrações culturais!
 
Em 2022, ele chegou a sua 16ª edição, online em decorrência da pandemia. Sob o tema Transversal: redes de cidadania e direito à cultura, o evento contou com oito dias de uma programação diversificada, incluindo oficinas, seminário, rodas de conversa, exposições, shows e apresentações teatrais. 
 
A data da próxima edição será divulgada no calendário acadêmico da UFMG. Acompanhe as novidades sobre o evento em suas redes sociais: 
 
Você está aqui: Projetos Festival de Verão