Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF
No dia 10 de junho de 2015, às 20:30h, o Grupo Congá de danças tradicionais, fará nova apresentação no projeto Música & Poesia,  parceria entre a Faculdade de Letras e o Centro Cultural UFMG, com entrada gratuita.   

Viva Congá é um espetáculo que aborda as tradições culturais através das danças e músicas da cultura popular. O repertório musical é constituído de cânticos de domínio público e de criações autorais.  O show também apresenta contos e causos regionais. 
  
O espetáculo é composto pelas danças: Catira (dança de sapateados, palmeados e sarandeios, típica da região sudeste, composta por dois casais, dançada à moda de viola); solo de catira (sapateado de catira executado por mulheres); sapateado de malambo (sapateado do folclore argentino, com percussão de bumbo leguero e violão, muito executado nos Centros de Tradição Gaúcha do sul do Brasil); dança do carneiro (dança de folia composta por três pares de casais, inspirada da tradição de criação de caprinos no sul de Minas Gerais, simulando as amarradas do carneiro na conquista da dama) e terno de São Benedito (dança de projeção da congada mineira de matriz africana). 

alt

No espetáculo Viva Congá, as congadas, os reisados, as folias, os folguedos e os modos de vida das comunidadas tradicionais  são apresentados ao público através das belas coreografias elaboradas por Jarbas Cardoso

O grupo Congá , parceiro do Centro Cultural UFMG há 5 anos,foi criado em 1983 pelo coreógrafo Jarbas Eustáquio Cardoso. Seu trabalho de pesquisa tem se desenvolvido intensamente nos últimos 30 anos. Jarbas, além de se ocupar da coreografia do grupo, atua como bailarino  e cenógrafo.

alt

O nome Congá foi inspirado na palavra "Congo", uma homenagem às Irmandades do Rosário vivamente presentes na cultura e religiosidade mineira.  Sua importância para a preservação do patrimônio imaterial  conferiu ao grupo o título de Utilidade Pública Estadual em 1992. Devido a sua atuação tornou-se referência nacional e internacional de pesquisa, preservação e divulgação da memória cultural de Minas Gerais. Os espetáculos do Congá exprimem na estética e rítmica coreográfica e musical, a influência das culturas africana, europeia e indígena, mostrando a diversidade cultural presente no estado. 

O evento é aberto ao público e o Centro Cultural UFMG se localiza na Av. Santos Dumont, 174 – Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte.
Você está aqui: Home