Cultura UFMG

Teatro Universitário apresenta Auto de Natal no Quarta Doze e Trinta

Na próxima quarta-feira, 02 de dezembro, a DAC apresenta o Auto de Natal Que Menino é Esse?, em forma de teatro de bonecos, na programação do Quarta Doze e Trinta. A apresentação acontece às 12h30, no saguão da Reitoria, no campus Pampulha.

Dirigido por Fernando Limoeiro, o espetáculo Que Menino é Esse?encena o nascimento de Cristo a partir de questões como o racismo, a inclusão social, preservação ambiental e a discussão de gênero. A trama gira em torno da recriação do tradicional auto natalino na paróquia de uma imaginária cidade. Os diretores da peça reescrevem o texto de maneira ousada, causando desconfiança e censura do poder local. A apresentação segue a linha do tradicional folguedo nordestino, com músicas, brincadeiras e irreverências, mantendo toda a poesia do teatro de mamulengos.

Criado em 1998 sob a direção do professor Fernando Limoeiro, e batizada pelo crítico Sábato Magaldi como Trupe A Torto e a Direito, o grupo é uma equipe artística e técnica do Programa Polos de Cidadania, em parceria com o Teatro Universitário da UFMG (TU) e a Pró-Reitoria de Extensão. Por meio do diálogo e compreensão de cada comunidade parceira, a Trupe pesquisa e promove montagens e linguagens teatrais a partir das demandas da equipe do Polos. As apresentações visam ampliar a discussão de temas relevantes em grupos sociais em regiões com trajetória de vulnerabilidade e exclusão, tratando os assuntos de forma lúdica, para sensibilizar e a educar criticamente, a partir do uso da linguagem dos folguedos populares como o cordel, o côco, mamulengo e teatro de rua.

Serviço
Quarta Doze e Trinta – Auto de Natal “Que Menino é Esse?”, da Trupe A Torto e a Direito
Data: 02 de dezembro de 2015
Local: Saguão da Reitoria - Campus Pampulha - UFMG