Cultura UFMG

Última edição do ano do Quarta Doze e Trinta apresenta: Geraes Big Band!

A DAC apresenta a banda instrumental Geraes Big Band na última edição do ano do Quarta Doze e Trinta. O evento é gratuito e ocorre na quarta-feira, dia 16 de dezembro, às 12h30, na Praça de Serviços do Campus Pampulha. O grupo é formado por discentes da Escola de Música da UFMG e surgiu em 1992 pela iniciativa do professor Paulo Lacerda. A Geraes Big Band tem grande relevância para a formação dos Alunos da Escola de Música da UFMG, bem como para a pesquisa em arranjo, orquestração e composição na área de música popular, além de ser um eficiente canal de diálogo com a comunidade em geral, atuando como uma atividade de extensão.

Big Band

No início do século XX, nos Estados Unidos, surgiram as primeiras formações de grupos musicais instrumentais de Blues, ritmo que deu origem ao Jazz e, posteriormente, ao Rock. Os percursores desses grupos foram os negros americanos que usavam a música como forma de expressão e luta pela liberdade, no contexto de escravidão. Eles desenvolveram com os instrumentos tradicionais das bandas militares, como trompete, trombone e saxofone, uma música de inspiração ancestral africana.
As primeiras formações das bandas de Jazz se ampliaram até chegar à composição característica de Big Band: naipes de saxofones, trombones e trompetes, aliados a uma seção rítmica com piano, baixo, bateria e guitarra. Essa formação se difundiu por todo o mundo, após a Segunda Guerra Mundial.
No Brasil, assim como no Caribe, ocorreu semelhante processo de formação, desenvolvimento e variação, que deu às bandas brasileiras e caribenhas características próprias, como maior inclusão da percussão e a introdução de flautas e clarinetes.

Quarta Doze e Trinta – Geraes Big Band
Data: 16 de dezembro de 2015