Cultura UFMG

Política de drogas e saúde pública é tema do Café Controverso, no Espaço do conhecimento

A regulamentação do consumo de drogas voltou a ser um assunto bastante discutido no Brasil em 2015. Por ser uma decisão que abrange diversos setores da sociedade, o tema ainda divide as opiniões de profissionais como médicos e juristas, usuários e representantes de organizações relacionadas à causa. Para aqueles que são favoráveis à decisão, o uso dessas substâncias para tratamentos medicinais se apresenta como uma das grandes justificativas para a regulamentação. Por outro lado, para os que são contra, a descriminalização do consumo facilitaria o acesso às drogas, gerando mais danos à saúde dos usuários. Para entender melhor o consumo das drogas dentro desse contexto, o Café Controverso do dia 16 de janeiro, sábado, trará o tema “Política de Drogas e Saúde Pública”. Para falar sobre o assunto, o Espaço do Conhecimento UFMG receberá o médico, cirurgião de câncer e mastologista do Hospital das Clínicas da UFMG e atual presidente da AMA-ME (Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal), Leandro Cruz e o Professor do Departamento de Patologia Geral do ICB (Instituto de Ciências Biológicas), coordenador do Projeto de Extensão de Prevenção ao Uso de Drogas (vinculado ao Museu de Ciências Morfológicas da UFMG), Marcelo Caliari. O evento acontece às 11h, na cafeteria do museu e a entrada é gratuita.

Leandro aprofundou seu interesse pelo tema quando seu filho, portador da Síndrome de Dravet, teve suas crises de epilepsia controladas com o uso do canabidiol, composto derivado da maconha. Hoje, como atual presidente da AMA-ME (Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal), o médico luta para facilitar o acesso a substâncias derivadas da maconha a pacientes que também sofrem com determinadas doenças. Para Leandro, a regulamentação das drogas beneficiaria outros setores da sociedade. “O uso de substâncias presentes em algumas drogas faria com que a medicina ganhasse mais ferramentas”, afirma o médico.

Já o professor Marcelo Caliari realiza palestras, debates e outras atividades correlatas, para o público em geral, mas especialmente para estudantes do ensino fundamental e médio, sobre a prevenção contra o uso das drogas lícitas e ilícitas. Tais atividades buscam levar mais informações à população e ampliar a reflexão e conscientização sobre os riscos para a saúde quando há utilização de drogas para fins recreativos. “Nestes quase 8 anos de funcionamento do projeto de extensão temos percebido que a maioria absoluta das pessoas não faz ideia do que as drogas de abuso causam ao organismo, apesar de todos concordarem que as drogas fazem mal à saúde. Elas também não têm noção de que o curto e transitório prazer tão procurados cobra um alto preço através do desenvolvimento de doenças orgânicas e/ou mentais.”

Café Controverso
O conhecimento raramente passa pelo consenso e sua construção se faz, sempre, pelo diálogo. Nos Cafés Controversos, os temas são amplos e diversificados, e não se detêm aos tratados no interior do Espaço do Conhecimento: abordam diferentes setores da cultura, das artes e da ciência. Um espaço de debate e troca de ideias e perspectivas.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Informações:
Café Controverso – Política de Drogas e Saúde Pública
Data: 16 de janeiro, às 11h
Local: Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700
Entrada gratuita 

Acesse o evento do facebook: 
https://www.facebook.com/events/1017233131685861/

alt



(Via Espaço do conhecimento UFMG)

 

Você está aqui: Home