Cultura UFMG

Exposição "O Legado de Martim Afonso e Dona Ana Pimentel na formação do Brasil" é prorrogada

Em exibição no Espaço do Conhecimento UFMG desde 3 de dezembro de 2015,  a exposição "O Legado de Martim Afonso e Dona Ana Pimentel na formação do Brasil" foi prorrogada e continuará no museu até o dia 3 de abril


Ocupando o 2° andar do Espaço do Conhecimento, a exposição levanta questões sobre o papel do explorador português, a importância histórica atribuída à sua passagem pelo Brasil e a administração da colônia feita pelo casal, instigando a reflexão sobre as construções sociais, mitos e verdades que permeiam os personagens envolvidos.  As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 10h às 17h, e às quintas-feiras, das 10h às 21h. A entrada é gratuita.

O grande destaque da mostra é o testamento do casal, datado de 1533, doado ao Acervo de Obras Raras da UFMG em 1971. O documento, um dos poucos exemplares manuscritos da coleção da Galeria Brasiliana, trata das disposições finais de um dos primeiros exploradores e capitães donatários do Brasil e de Dona Ana Pimentel, que também participou da colonização do país depois que seu marido foi transferido para a Índia para ocupar o cargo de vice-rei.

A partir da exposição do testamento, diferentes eixos temáticos serão trabalhados com os visitantes. O coordenador do núcleo de expografia do museu, René Lommez Gomes, explica que o legado deixado pelo casal pode ser compreendido por vários vieses. “Trabalhamos com o testamento do casal e com os frutos gerados a partir dele, das releituras que lhes foram feitas ao longo do tempo. Para além de seu valor para a compreensão do processo de colonização do Brasil, este testamento foi a primeira peça comprada por Assis Chateaubriand para montar a Galeria Brasiliana – galeria que deveria inaugurar um museu de arte e história, similar ao MASP, em Minas, e que acabou desencadeando também a campanha nacional dos museus regionais.  Entretanto, assim que a coleção foi montada, as empresas de  Chateaubriand entraram em colapso e não foi possível finalizar o projeto.  Assim, em 1964,  a coleção foi emprestada à UFMG e, após a morte do empresário, as obras foram doadas oficialmente à instituição”, completa.

Transitar no tempo e no espaço

O primeiro módulo da exposição abordará a materialidade do aspecto documental do conteúdo do testamento. O segundo tratará da importância histórica do casal e de sua contribuição para a colonização do país, no século XVI. Já o terceiro adentra o século XIX, refletindo sobre como os documentos deixados por Martim foram resignificados, transformando e criando uma figura mítica desses personagens. Por fim, já se tratando de meados do século XX, a exposição aborda a história de Martim e Ana Pimentel sendo revisitada na formação do acervo da Coleção Brasiliana e, posteriormente, por meio do Acervo de Obras Raras da UFMG.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes por meio da utilização de recursos museais. Sua programação

diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e está subordinado à DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Informações

Exposição “O legado de Martim Afonso de Sousa e Dona Ana Pimentel na formação do Brasil”

Data: até 3 de abril

Local: Segundo andar do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários.

 

(Via Espaço do Conhecimento UFMG)

Você está aqui: Home