Cultura UFMG

Conservatório e Escola de Música da UFMG realizam evento em homenagem a Koellreutter

(Foto: divulgação)

No período de 12 a 15 de abril, o Conservatório UFMG, em parceria com a Escola de Música, realiza a Semana "Tributo a Koellreutter". O evento inclui exposição, palestra, concertos e lançamento de um livro em homenagem a Hans-Joachim Koellreutter (HJK). A exposição será inaugurada no dia 12 de abril, às 19 horas, no Conservatório UFMG, e tem curadoria da professora Edite Rocha, diretora do acervo Curt Lange, e organização da professora Margarida Borghoff, diretora do Conservatório UFMG. Após a inauguração, segue um concerto com a participação especial do professor Carlos Kater, comentando obras de HJK.

Koellreutter foi compositor, professor e musicólogo brasileiro de origem alemã, que se mudou para o Brasil em 1937 e se tornou um dos nomes mais influentes na vida musical do país. Em 1939, ele fundou o grupo Música Viva e teve entre seus alunos de composição Cláudio Santoro, Guerra Peixe, Eunice Katunda e Edino Krieger.

Programação:
Dia 12 de abril – Série Conexões Musicais
Local: Conservatório UFMG
- Abertura da exposição Koellreutter
- Lançamento do livro: “Os processos criativos em educação ambiental – tributo à Koellreutter” / Autoras: Betânia Parizzi e Patrícia Furst
- Depoimento de Carlos Kater sobre Koellreutter
- Concerto: Obras de Koellreutter com diversas formações instrumentais e vocais

Dia 13 de abril – Série Viva Música
Local: Escola de Música da UFMG
- Palestra com o prof. Calos Kater: “Koellreutter e o espírito criador”
- Concerto: Os compositores do Movimento Música Viva e contribuições de HJK para a educação musical. Participação de diversos artistas convidados.

Dia 15 de abril – Série Perspectiva
Local: Conservatório UFMG
- Koellreutter e os Programas Radiofônicos Música Viva – concerto com projeção de filmes intercalados com conversas com Carlos Kater. Participação do Ars Nova UFMG e de diversos artistas convidados.
Você está aqui: Home