Cultura UFMG

Descrição das atividades

Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos

Tópicos em Culturas em Movimento - São disciplinas com carga horária de 30 a 90 horas e tópicos variáveis que buscam promover o reconhecimento e valorização da diversidade dos sistemas de conhecimento, dos inúmeros processos, sistemas e linguagens advindos não apenas da universidade, mas de matrizes e tradições também diversas.

Tópicos em Processos Criativos - São "indisciplinas" ou oficinas com carga horária de 15 a 120 horas, que valorizam os fazeres artístico e criativo como processos que transitam entre a ação e os conceitos. Também por meio de disciplinas de conteúdos variáveis, as atividades propõem o estudo dos processos criativos, que integram os vários saberes que transitam na constituição da criação artística, seja ela no âmbito individual ou coletivo.

Passaporte Cultural - Os estudantes participantes desta modalidade são convidados à fruição de produções culturais ofertadas em um circuito de atividades, realizadas por determinados espaços e instituições culturais de Belo Horizonte e de sua região metropolitana. Dessa forma, pretende-se estimular os alunos de graduação a vivenciar a arte e a cultura em suas múltiplas formas, enriquecendo sua experiência e sua formação cultural durante a formação universitária. O estudante irá receber uma caderneta (passaporte) e, a cada evento que comparecer, preencherá as informações no passaporte e anexará o ingresso (ou receberá o carimbo da Formação Transversal, que foi distribuído aos espaços parceiros), para o registro da frequência em atividades culturais. A lista de espaços culturais e eventos parceiros da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos será divulgada, no início de cada semestre, no site da DAC (www.cultura.ufmg.br). Obs.: a matrícula formal nesta atividade deve ser realizada depois que as atividades tiverem sido concluídas.

Laboratórios Transversais - Os estudantes participarão de atividades laboratoriais com conteúdos variáveis, a serem desenvolvidas pelos próprios alunos em laboratórios, grupos de pesquisa ou projetos de extensão da Universidade. Os alunos irão se integrar às atividades já desenvolvidas pelos grupos, ampliando suas vivências no âmbito acadêmico e pessoal ao trocar experiências com outros estudantes na área de escolha. Um semestre de participação em um laboratório resultará no cômputo de 15 horas de atividades.

Seminários Transversais - Participação em seminários, colóquios, simpósios e outros eventos similares que proporcionem o debate sócio-político-econômico e estético de questões emergentes em âmbitos nacional e internacional sob a perspectiva das culturas e das artes e mesmo de outras áreas do conhecimento que possam contribuir para a expansão do olhar e perspectiva críticas do discente. A comprovação de participação nesses eventos se dará através da apresentação da programação do(s) evento(s) e cópias dos certificados ou declaração que certifique a presença do aluno. Obs.: a matrícula formal nesta atividade deve ser realizada depois que as atividades tiverem sido concluídas.

Formação Transversal Aberta - Atividades acadêmicas complementares realizadas em outras formações transversais.
Você está aqui: Formação Transversal Descrição das atividades