Cultura UFMG

DAC - Muitas Culturas nos Campi apresenta "Quincas da Viola e Trio Trem de Minas", no Quarta Doze e Trinta

O primeiro Quarta Doze e Trinta do mês de junho conta com a apresentação musical do violeiro, cantor e compositor Quincas da Viola e o Trio Trem de Minas, que possuem vasta trajetória no cenário cultural do estado de Minas Gerais. O espetáculo, que será realizado em parceria com a V Semana do Meio Ambiente da UFMG, ocorrerá na Praça de Serviços, no Campus Pampulha, às 12h30 do dia 7 de junho.

A carreira artística do mineiro Quincas, nativo do vale do Rio Doce, está intimamente conectada à história pessoal do músico, que, enquanto criança, já se apresentava como sanfoneiro, ao lado de seu pai, Joaquim. Em 1983, Quincas montou o seu primeiro grupo “Sol da Melodia”, e alguns anos depois criou o Trio Trem de Minas, com o irmão e o sobrinho, levando adiante a tradição violeira que o acompanhou em sua criação. Com o passar dos anos, a composição do grupo alterou bastante, tendo em seu cerne a presença marcante de Quincas.

Com tão longa tradição no cenário musical mineiro, o grupo já tem 3 álbuns lançados de músicas de raiz, além de 2 outros com músicas sertanejas diversas. Também, o histórico de Quincas e do conjunto conta com participações no Arraial de Belô, teatros como o Francisco Nunes e o Marília e aparições em programas de televisão como o Arrumação e o Viação Cipó. Hoje, com tamanha bagagem, Quincas se aplica na montagem de um novo CD com músicas autorais, compostas na trajetória de sua vida profissional e pessoal.

O espetáculo que será realizado na Praça de Serviços é fruto de parceria da Diretoria de Ação Cultural da UFMG com a V Semana do Meio Ambiente da UFMG. Esse evento anual será realizado entre os dias 5 e 9 de junho, com atividades que contemplam diversos âmbitos dos estudos do meio-ambiente, como gestão ambiental, sociobiodiversidade e combate ao Aedes aegypti.

Serviço
Data: 07 de junho de 2017
Horário: 12h30
Local: Praça de Serviços da UFMG
Entrada Franca

alt
 

Você está aqui: Home