Cultura UFMG

Matrícula em formações transversais

COMUNICADO
A matrícula nas disciplinas abaixo listadas deve ser realizada diretamente nos respectivos colegiados ofertantes:

UNI097 A- Tópicos em Processos Criativos A: Sensibilização circense, consciência corporal e condicionamento físico,
UNI097 B - Tópicos em Processos Criativos A: Circo, corpo e ludicidade
UNI086 A - Tópicos em Processos Criativos D :Processos criativos multidisciplinares
UNI074 A - Tópicos em Processos Criativos B: Viola Brejeira

Qualquer dúvida deve ser esclarecida com a Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, pelo telefone 3409-3934.

Alunos veteranos de graduação interessados em cursar as formações transversais oferecidas pela UFMG neste semestre devem solicitar matrícula nos dias 29 e 30 (sábado e domingo), por meio do Sistema Acadêmico da Graduação (Siga), no ambiente Minha UFMG. O resultado da solicitação será divulgado no dia 3 de agosto.

Neste semestre, duas novas formações – Gênero e Sexualidade, Perspectivas Queer/LGBTI e Empreendedorismo e Inovação – passam a ser oferecidas além das cinco já ofertadas anteriormente: Direitos Humanos; Divulgação Científica; Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira; Saberes Tradicionais; Culturas em Movimento e Processos Criativos.

Estudantes de pós-graduação podem solicitar a matrícula nas formações transversais no dia 3 de agosto, nas seções de ensino das unidades responsáveis pela oferta de cada disciplina.

Pessoas sem vínculo com a Universidade podem fazer as formações como disciplinas isoladas, cuja matrícula deverá ser solicitada no dia 7 de agosto, nas seções de ensino das unidades responsáveis pela oferta de cada disciplina.

As formações transversais são atividades acadêmicas que buscam incentivar a formação de espírito crítico e de visão aprofundada sobre temas gerais. São ofertadas com o objetivo de oferecer opções inovadoras e incomuns de percurso acadêmico, de modo que o corpo discente disponha de elenco de atividades capazes de suprir necessidades emergentes da sociedade e do conhecimento.

As disciplinas podem ser aproveitadas isoladamente (como formação livre) ou em conjunto em todos os cursos de graduação da Universidade. Caso o estudante opte por cursar as 360 horas-aula de uma determinada Formação Transversal (FT), receberá certificação específica em sua área de ênfase.

Agência de Notícias UFMG

Você está aqui: Home