Cultura UFMG

right direction

UFMG reabre apresentações do programa Muitas Culturas nos Campi

• PDF
Na quarta-feira, 16 de agosto, às 12h30, a banda Tutu com Tacacá apresenta o show “Do Carimbó ao Congado”, na Praça de Serviços da UFMG, campus Pampulha. O espetáculo abre a programação para o segundo semestre do DAC – Muitas Culturas nos Campi. Serão mais de 50 apresentações até o final do ano.

Após a pausa durante o período de férias, outros cinco projetos do circuito cultural retornam em agosto: Ao Cair da Tarde,Quinta Cultural, Baixo Centro En(Cena), Multiverso ePerspectiva. Eles acontecem, respectivamente, no campus Pampulha, campus Saúde, Centro Cultural UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG e Conservatório UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

Muitas Culturas nos Campié uma realização da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG. O programa tem como objetivo principal promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais da universidade. Por meio de diferentes linguagens artísticas (como teatro, dança, música, poesia, performances e intervenções), a comunidade acadêmica se aproxima dos artistas e grupos diversos, dentre eles os provenientes dos segmentos historicamente excluídos.

Atrações em destaque
O primeiro Quarta Doze e Trinta do semestre traz uma mesclagem das canções populares mineiras com uma releitura do carimbó, ritmo do Pará que tem origem nas culturas indígena, africana e portuguesa. A proposta é da banda Tutu com Tacacá, surgida de um encontro de bloco de carnaval. O grupo tem entre seus integrantes alunos e ex-alunos da UFMG; um deles é Marina Araújo, aluna do Instituto de Geociências (IGC) e também servidora da universidade.

Já no dia 23 de agosto, o show será da renomada Dona Jandira. Ela apresenta o seu trabalho mais recente, “Afinidades”, acompanhada do piano de Tulio Mourão, no auditório da reitoria.

No campus Saúde, o Quinta Cultural volta dia 16 de agosto, às 12h30. A atração é o show “Abre a Roda – Mulheres no Choro”, primeiro projeto na capital mineira que lança o olhar sobre a presença feminina nas rodas de choro de Belo Horizonte.

Encerrando a programação de agosto, o projeto Ao Cair da Tardetraz o requisitado quinteto Zé da Guiomar, com seu show “Carta na Manga”. O trabalho reúne onze músicas inéditas compostas, em sua maioria, por compositores de Minas Gerais (estado em que o grupo foi formado).

“Do Carimbó ao Congado” - Banda Tutu com Tacacá
Data: 16/08/2017

“Abre a Roda” - Mulheres no Choro
Projeto Quinta Cultural
Data: 17/08/2017
Local: Arena do campus Saúde - Avenida Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia.

Quarteto de Fagotes da UFRJ
Projeto Perspectiva
Data: 18/08/2017
Local: Conservatório UFMG - Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro.

“Afinidades”  - Túlio Mourão e Dona Jandira
Data: 23/08/2017
Horário12h30
Local: Auditório da Reitoria - Avenida Antônio Carlos, 6627, Pampulha.

Show Dandai
Projeto Baixo Centro En(Cena)
Data: 25/08/2017
Local: Centro Cultural UFMG – Avenida Santos Dumont, 174, Centro.

“Sopro” - Grupo Contemporâneo de Dança Livre
Projeto Multiverso
Data: 26/08/2017
Local: Espaço do Conhecimento – Praça da Liberdade, s/n, Funcionários.

“Pangeia” - Cromossomo Africano
Data: 30/08/2017