Cultura UFMG

DAC – Muitas Culturas nos Campi apresenta Túlio Mourão e Dona Jandira, no Quarta Doze e Trinta

No próximo 23 de agosto, o projeto Quarta Doze e Trinta, que habitualmente recebe espetáculos na Praça de Serviços da UFMG, abrirá as portas do auditório da Reitoria para receber o espetáculo “Afinidades”, uma apresentação de Dona Jandira com o pianista arranjador Túlio Mourão. O show acontecerá às 12h30, com entrada franca e aberta à comunidade externa.

“Afinidades” é fruto da força gerada pelo encontro entre melodias cativantes e interpretações arrebatadoras. A autenticidade e a emoção presentes na voz de Jandira unem-se à mescla de referências eruditas e contemporâneas utilizadas por Túlio, produzindo sons que evocam a emoção e a simplicidade.

A escolha de repertório visa celebrar composições que romperam limites temporais e geográficos, comovendo gerações pelo mundo. O show conta com músicas de artistas como Noel Rosa, Roberto e Erasmo Carlos, Chaplin e Sid Tepper Roy Bennett.

O espetáculo acontecerá no auditório da Reitoria da UFMG, localizado no Campus Pampulha, como parte das atividades do Quarta Doze e Trinta. O projeto integra o circuito cultural do 0DAC – Muitas Culturas nos Campi, uma realização da Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Dona Jandira e Túlio Mourão

Dona Jandira, que já tem nome firmado entre os artistas do cenário estadual, nasceu em Maceió, mas foi radicada em Ouro Branco, Minas Gerais. Desde 2004, quando começou sua carreira aos 66 anos, a cantora coleciona centenas de apresentações pelo país, além de CDs e até um DVD gravado ao vivo no Teatro Sesi Minas. A artista também criou o projeto Encontro de Compositores, que viabiliza a divulgação do trabalho de vários compositores mineiros, e do Espaço Multicultural Dona Jandira, mantido em Itatiaia, no interior do estado.

Outro importante nome da composição contemporânea mineira, o divinopolitano Túlio Mourão saiu de sua cidade natal aos 15 anos para estudar em Belo Horizonte. Ao longo dos anos, construiu uma vasta carreira, conquistando relevantes prêmios nacionais - como o troféu da Associação Paulista de Críticos de Arte. Ele também trabalhou com artistas consagrados como Milton Nascimento, Chico Buarque e Maria Bethânia, e integrou uma das formações da banda Os Mutantes.

Serviço:
Data: 23 de agosto de 2017
Local: Auditório da Reitoria da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha)

Você está aqui: Home