Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction

DAC apresenta "Zé da Guiomar", no Ao Cair da Tarde

  • PDF

O projeto Ao Cair da Tarde recebe a apresentação do grupo Zé da Guiomar, um dos definitivos representantes atuais do samba das Minas Gerais. O espetáculo acontecerá às 17h30 do dia 31 de agosto, e é gratuito e aberto para a comunidade externa. Ao Cair da Tarde integra o projeto Muitas Culturas nos Campi, uma realização da Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Zé da Guiomar foi formado em 2000, e desde então conta com 4 álbuns de estúdio lançados e numerosas apresentações pelo Brasil e no mundo. Dotada de repertório composto por músicas de samba, chorinho e bossa-nova, a banda é atualmente formada por Márcio Souza (voz e violão), Valdênio Martinho (cavaquinho), Renato Carvalho (sax) e Totove Ladeira (percussão). O grupo já dividiu os palcos com vários dos grandes expoentes atuais da música brasileira, como Diogo Nogueira e Pepeu Gomes. Também, a banda se apresentou com a Velha Guarda da Portela e a Velha Guarda da Mangueira, dois coletivos de referência do samba carioca.

A banda, figura recorrente em projetos culturais de referência na cena musical nacional, já se apresentou três vezes na Virada Cultural de Belo Horizonte, além de ter integrado a programação de festivais de peso como o Comida di Buteco, o Festival de Gastronomia de Tiradentes e o Conexão Vivo. Num âmbito internacional, o grupo já participou de eventos em Milão, Buenos Aires e Montevidéu, enaltecendo a produção musical mineira.

A apresentação do Zé da Guiomar na Praça de Serviços da UFMG sucede o lançamento do quarto álbum do grupo, Carta na Manga. Lançado em 2017, o disco conta com produções de 19 compositores diferentes, quase todos mineiros, e se compõe majoritariamente de gravações inéditas, sendo algumas autorais. O lançamento de “Carta na Manga” foi dado com uma grande festa realizada no Distrital do Cruzeiro, em maio de 2017.
 
Serviço:

Ao Cair da Tarde - Zé da Guiomar
Apresentação musical
Data: 31/08/2017
Horário: 17h30
Local: Praça de Serviços da UFMG
Entrada franca

alt
Você está aqui: Home