Cultura UFMG

DAC – Muitas Culturas nos Campi apresenta Regional Tangará, no Quarta Doze e Trinta

Na próxima quarta-feira, 20 de setembro, o grupo Regional Tangará apresentará o espetáculo “Regional Tangará e os Princípios do Choro”, integrando a programação semanal do Quarta Doze e Trinta. O show será realizado sob o picadeiro da Praça de Serviços da UFMG, e é gratuito e aberto para a comunidade externa.

O espetáculo “Regional Tangará e os Princípios do Choro” é uma viagem sonora, uma saga afetivo-musical que atravessa produções de autores como Anacleto de Medeiros, Joaquim Callado e Chiquinha Gonzaga, dentre outros, compositores estes que contribuíram não só com as raízes do choro e suas derivações rítmicas como também da própria criação e consolidação da música dentro da rica diversidade que marca a cultura brasileira. Os arranjos originais, criados coletivamente, respeitam esta memória histórica, mas apresentam também toques sutis e refinados de criatividade através de improvisações e transcriações.

O grupo pesquisa e executa gêneros musicais diversificados em arranjos originais para flauta, fagote e regional de choro. Instrumento ainda pouco visto em grupos de música popular, o fagote tem uma presença marcante na sonoridade do grupo e mescla seu timbre à sonoridade suave da flauta transversal e, ocasionalmente, do acordeon. O resultado são arranjos que exploram caminhos ainda pouco usuais no mundo da música popular, ressaltando a riqueza de cada período e gênero executado nas raízes da formação do gosto musical brasileiro atual.

Regional Tangará é composto por alunos e ex-alunos do curso de Música da UFMG e da UEMG: Paulo Mariano (Flauta transversal), Ricardo Luis (Fagote e Violão), Vinícius Prado (Violão e cavaquinho) e os convidados especiais Carlitos Brasil (Percussão) e Ester Pereira (Acordeon).

Serviço:
Regional Tangará e os Princípios do Choro - Quarta Doze e Trinta