Cultura UFMG

left direction
right direction

Domingo no Campus UFMG terá oficinas inclusivas

O bosque da Escola de Música, o entorno da Reitoria e a Praça de Serviços abrigam, no próximo dia 8, a primeira edição do Domingo no Campus em 2018. O evento, que será realizado das 8h às 13h, oferecerá sete oficinas, uma delas destinada a crianças com Transtorno do Espectro Autista  (TEA). Denominada oficina Território de Experimentação com Água, a atividade será coordenada pela professora Maria Luísa Magalhães Nogueira, do Departamento de Psicologia da Fafich. Segundo ela, trata-se de um circuito sensorial envolvendo uma brincadeira conhecida popularmente como ‘skibunda’, um tobogã feito de lona, com água e sabão que desperta o  interesse de crianças com autismo, no entanto é uma atividade aberta a todos. Ela orienta também a usar uma roupa confortável e que possa molhar.

A atividade foi uma dentre as vinte e quatro submetidas, sendo  doze selecionadas na chamada pública, aberta em janeiro pela Pró-reitoria de Extensão. Elas comporão a programação do ano contemplando três edições do Domingo no Campus Pampulha da UFMG (8 de abril, 10 de junho e 2 setembro).

A reitora Sandra Goulart Almeida, destaca a importância e longevidade do Domingo no Campus UFMG que chega à  11ª edição. “Para nós é um grande satisfação poder realizar mais um domingo no campus, uma atividade que hoje ocupa um lugar especial nas atividades da Universidade em interação com a cidade, procurando tornar nossos campi espaços  de convivência e aproximação com a comunidade interna e externa. É a universidade pública cada vez mais próxima da sociedade, cumprindo sua missão integradora”.

Novidades na programação

Outra novidade é a oficina inclusiva ‘Animais em Libras’, ministrada pela estudante de Pedagogia da UFMG, Carla Thatiane Alves dos Santos, que vai mostrar ao público infantil a Linguagem Brasileira de Sinais tendo como tema os animais.

Mais uma novidade será o primeiro encontro do clube de leitura 'Lendo o Mundo' que versará sobre o livro Olhos D´Água (2015) e contará com participação da autora Conceição Evaristo, escritora mineira de renome no campo da literatura afro-brasileira.

A obra reúne 15 contos que apresentam retratos e experiências da população negra/afro-brasileira. A atividade é uma ação do projeto de extensão 'O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa', que propõe que os participantes vivenciem outras culturas por meio da literatura durante os encontros mensais, contribuindo para discussões sobre pertencimento e identidade. Para participação, é necessário preencher o formulário disponível em https://goo.gl/c8EybQ. Dúvidas e sugestões entre em contato pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

O  Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física e Lazer, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG, com o  ‘Tô de Boa, Tô no Campus’, traz mais uma série de atividades para esta edição do Domingo no Campus. Nesta edição além das atividades e brincadeiras recreativas já consolidadas, como slickline, tênis de mesa e mini-tênis, vão estrear o futebol de sabão, boliche humano,  sword play (luta medieval com espadas, lanças, bastões e escudos de espuma) além de parceiros com a  comunidade externa, como explica o coordenador do PET e professor da EEFFTO, Luciano Pereira.   “Uma parceria que tem dado certo é com a ONG Associação de Cultura, Esporte e Lazer Movimenta Brasil, dessa vez e além do basquete e da oficina  de skate eles trazem também o futebol de sabão, para ocupar o espaço próximo ao gramado da reitoria”, explicou.  Para a atividade, que contará com monitores,  serão disponibilizados skates e equipamentos de segurança.

O professor Luciano também chama a atenção para a importância do lazer no cotidiano, inclusive dos adultos. “ A gente entende saúde a partir de um conceito ampliado que envolve não só aspectos biológicos, mas também aspectos de participação social e de apropriação da cultura. Lazer não é perfumaria, ele deve fazer parte do cotidiano das pessoas porque traz qualidade de vida e esse é um dos objetivos do ‘Tô de boa e do Domingo no Campus’: contribuir para que as pessoas possam ter atividades diversificadas de lazer e possam ser estimuladas a se apropriarem dos espaços do campus que são públicos e devem ser utilizados de variadas formas diferentes”, pontuou.

Outra atração é a já tradicional Bike Anjo, atividade em que ciclistas ensinam pessoas de qualquer idade a andar de bicicleta.  Haverá bicicletas para emprestar mas é recomendável levar bicicleta para o atendimento de criança.

Um cortejo de ritmistas de samba-enredo, bossa e funk encerrará o evento no início da tarde. Desdobramento de uma da oficina de ritmos percussivos, o cortejo fará o percurso entre a Praça de Serviços e a Escola de Música. A programação está disponível na página do evento no Facebook.

Confira programação completa em https://www.facebook.com/domingonocampusufmg ou no evento criado no facebook https://www.facebook.com/events/243918132847139.

Você está aqui: Home