Cultura UFMG

left direction
right direction
  • PDF

Últimos dias para conferir exposição que dá visibilidade à produção artística femininaalt

O público tem até 8 de junho para conferir a exposição Feminæ, em exibição no saguão da reitoria da UFMG. A mostra, lançada simbolicamente em 8 de março deste ano - Dia Internacional da Mulher -, conta com 19 obras produzidas por mulheres que integram o Acervo Artístico da UFMG, além de seis artistas visuais contemporâneas e textos de 13 escritoras brasileiras.

Mais de mil pessoas já viram de perto os originais de artistas como Ana Horta, Teresinha Soares e Yara Tupinambá, selecionadas de parte do acervo mantido e conservado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG. Essas peças podem ser vistas ao lado de nomes contemporâneos como Annie Rottenstein, Dyana Santos, Patricia Franca-Huchet e outras.

Com curadoria de artes visuais dos professores Christiana Quady e Fabrício Fernandino, do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes, a mostra foi concebida para dar visibilidade ao poder de expressão dessas mulheres. Em latim, Feminæ remete a tudo aquilo que é relativo à mulher.Um destaque é a pluralidade de técnicas e linguagens utilizadas pelas artistas - tapeçaria, escultura, instalação e telas. Segundo Christiana, isso revela uma contribuição característica da atuação feminina no campo das artes visuais. “Ao longo da história existiram muitas mulheres que começaram a trabalhar com materiais que não faziam parte da hierarquia de materiais da arte. Vemos olhares singulares para coisas delicadas”, explica.
alt
No eixo literário, a curadoria foi realizada por Vera Casanova e Leda Maria Martins, professoras da Faculdade de Letras. Os textos de escritoras brasileiras, várias delas integrantes ou ex-integrantes da comunidade universitária – de Adélia Prado a Ana Martins Marques, de Orides Fontela a Conceição Evaristo, estão dispostos ao longo da exposição, e atravessam desde questões pessoais que rodeiam o cotidiano das artistas até discussões mais amplas, envolvendo representação e identidade social, política e imaginário coletivo.

Confira o vídeo produzido pela TV UFMG: https://www.youtube.com/watch?v=RKFr4Z3uw_o

Exposição Feminæ
Quando: até 8 de junho de 2018
Horário: 8 às 18h