Cultura UFMG

Erro
  • JFolder::delete: Could not delete folder

DAC exibe peça teatral cubana "De París, un caballero"

DAC UFMG exibe peça teatral cubana "De París, un caballero"

No dia 29 de agosto, às 12h30, a Cia Teatro del Caballero (Cuba) se apresenta no auditório da Reitoria da UFMG pelo projeto Quarta Doze e Trinta, com o espetáculo "De París, un caballero": um monólogo de José Antonio Alonso, ator e diretor cubano, graduado no Instituto Superior de Arte de La Habana (1985). Já no dia 31 de agosto, também às 12h30, o Centro Cultural da UFMG (Av. Santos Dumont, 174 - Centro) exibe uma segunda sessão do espetáculo. Ambas as apresentações são gratuitas e abertas ao público externo.
 
A peça, encenada em espanhol, narra a história de um cubano que decide sair de seu país, em busca da felicidade. Ao planejar essa mudança, o personagem relembra a vida do Caballero de París, um imigrante espanhol que viveu em La Habana e, assim como ele, decidiu partir um dia em busca de sua terra prometida.
 
Com um porte digno de um cavalheiro, o Caballero de París trajava terno preto e capa, e sua barba e cabelo eram brancos e longos, como uma daquelas figuras que se tornam lendas e que podem ser encontradas em todas as cidades do mundo. José María López Lledín era seu nome.
 
Depois da prisão de José María por um crime nunca esclarecido, ele começou a perder a cabeça. O "cavalheiro" foi diagnosticado pelos psiquiatras como parafrênico, com delírios
imaginativos. Mas talvez (apenas talvez) ele encontrasse a razão em sua diagnosticada loucura.
 
A peça se passa em um cenário composto por quatro ruas da cidade, chamadas Perseverancia, Angustia, Lealtad e Soledad, transportando o público à velha Habana. 
 
De París un Caballero é um monólogo de José Antonio Alonso, ator e diretor cubano, graduado no Instituto Superior de Arte de La Habana (1985). Alonso já se apresentou em quarenta países, nos cinco continentes e é um dos membros fundadores da destacada companhia cubana Teatro Buendía, criada em 1986. No início dos anos 2000, Alonso fundou a companhia Teatro del Caballero, em que criou seis monólogos, incluindo De París un Caballero.
 
alt

SERVIÇO
De París, un caballero 
ENTRADA GRATUITA
Classificação etária: 12 anos
Duração: 60 minutos

Duas exibições:
29/08/2018, às 12h30 - Quarta Doze e Trinta 
Auditório da Reitoria da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha)

31/08/2018, às 12h30 - Baixo Centro En[cena] 
Centro Cultural da UFMG (Av. Santos Dumont, 174 - Centro)

Ficha técnica:
Atuação: José Antonio Alonso
Texto e direção: José Antonio Alonso
Irene Borges
Você está aqui: Home