Cultura UFMG

Fundep realiza exposição comemorativa das 50 edições do Festival de Inverno da UFMG

Fundep realiza exposição comemorativa das 50 edições do Festival de Inverno da UFMG

alt
Na entrada, nas escadas e corredores do prédio da Fundep (localizada no campus Pampulha, Unidade Administrativa II), objetos de arte, fotografias, vídeos e os cartazes originais de cada edição relembram a trajetória do Festival de Inverno da UFMG. A homenagem às 50 edições do evento convida a uma viagem pelo tempo passado e permanece até 11 de outubro, das 8h às 17h.

Com a poética e a potência da arte como propulsora de transformação social, o Festival se consolidou como um importante agente cultural da UFMG e, hoje, é considerado um dos maiores eventos de uma universidade pública no país. A Fundep faz parte desta história, com uma parceria de longa data na gestão e desenvolvimento do projeto, e recebe uma exposição documental especial que compartilha uma retrospectiva do Festival de Inverno.
 
A exposição
A proposta de viajar ao passado e refletir sobre o futuro promove um exercício interessante, especialmente em um contexto em que pesquisas, bibliotecas e museus clamam por atenção e valorização. Contemplar o acervo das edições do Festival é uma oportunidade para refletir sobre uma expressão, uma manifestação, um momento de cada micro época. Finalizando o circuito, os visitantes são instigados a pensar nas mudanças que desejam para o futuro e deixar suas mensagens.
 
“Mais que repensar o passado, esta exposição é um passaporte sensibilizador para uma viagem futurista. A intenção é que nosso olhar seja direcionado para o que vem pela frente, conduzindo-nos a um novo mundo e novas perspectivas, com seus desafios. Como serão os próximos 50 anos da Universidade, da Fundep, do Festival?”, provoca o presidente da Fundep, professor Alfredo Gontijo de Oliveira, complementando: “afinal, as próximas edições também serão dadas pelas pessoas, por meio da criatividade cultural e da arte transformadora”.
 
A exposição na Fundep foi iniciativa dos colaboradores da Fundação com o intuito de apresentar à equipe da instituição, que trabalha a cada ano para a realização da iniciativa, a trajetória e relevância do Festival. Ao realizar a gestão do projeto, a analista de projetos Flávia Silva recebeu os materiais e teve a ideia de expor na Fundação. “As possibilidades são infinitas. E, com a equipe, percebemos a oportunidade de compartilhar esta experiência e abrir as portas da Fundep para toda a comunidade. É um orgulho apresentar um pouco a história do Festival, que faz parte da UFMG.”
 
Valorização da arte e da UFMG
Na inauguração da exposição, o professor Alfredo ressalta a importância da arte em seus aspectos na história, na liberdade e como agente transformador da sociedade. O diretor de Ação Cultural da UFMG, professor Rodrigo Vivas traz a concepção de se pensar na cultura não somente como evento e também lembra que os festivais de cultura da Universidade estão vivos e são para todos. “Temos o Festival de Inverno e o de Verão, que proporcionam atividades gratuitas e diversificadas para que toda a população tenha acesso e oportunidade de viver a arte.” 
 
Também prestigiaram a abertura o vice-diretor e diretor da Escola de Belas Artes da UFMG, professores Adolfo Cifuente e Cristiano Gurgel Bickel. “O Festival de Inverno é um lugar de encontro, diálogo e transformação. Onde acontecem encontros e oportunidades improváveis, impossíveis, fortuitas e nos transformam. E esse é o papel da arte e da ciência: de transformação. O Festival se tornou grandioso, transforma nossa vivencia em memória, trouxe e ainda vai trazer possibilidades incríveis para a Universidade”, diz o professor Cristiano.
 
A curadoria da exposição é do professor Fabrício Fernandino, coordenador do projeto. “O Festival de Inverno foi criado para ser espaço de diálogo do artista, da arte e dos processos criativos com a população. Ao longo dos anos, a iniciativa se tornou um agente transformador de vocações e de vida, revelando e promovendo importantes expressões e manifestações da cultura de Minas e do nosso país”, relata o professor Fabrício. " A cada ano, o Festival busca a inovação e o que há de mais expressivo na arte contemporânea. Essa trajetória demonstra a necessidade de preservação de eventos dessa natureza e, mais ainda, o reconhecimento de que a cultura e a arte existem para tornar mais humanizada as relações do homem com seu universo de existência. Vida longa ao Festival de Inverno!"
 
SERVIÇO
Festival de inverno UFMG | 50 edições de arte, cultura e conhecimento
Quando: Até 11 de outubro de 2018, das 8h às 17h 
Para visitas guiadas, agende pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Local: Fundep – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa
UFMG Campus Pampulha - Unidade Administrativa II
(entrada pela Av. Antônio Abrahão Caram) Belo Horizonte / MG
 
Você está aqui: Home