Cultura UFMG

UFMG recebe apresentações gratuitas de viola e dança nesta terça-feira

UFMG recebe apresentações gratuitas de viola e dança nesta terça-feira

Atividades são gratuitas e promovidas pela Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos
alt
 
Na terça-feira, dia 2 de outubro, às 17h30, a Praça de Serviços da UFMG (campus Pampulha) recebe o Encontro Semestral da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos 2018/2. O evento integra as Atividades Acadêmicas Complementares para alunos do turno noturno e é aberta ao público em geral.
 
A programação contará com apresentação musical do violeiro, cantor e compositor Quincas da Viola, professor da disciplina Viola, Folia e Tambor; e solo de dança afro da bailarina, jornalista e antropóloga Júnia Bertolino, que é especialista em estudos africanos e afro-brasileiros e ministra a disciplina Corporeidades afro-brasileiras e africanas como resistência poética e política. Ambas as matérias integram a grade da Formação Transversal. 
 
A abertura será feita pelo professor Rodrigo Vivas, da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, promotora do evento. Haverá ainda a distribuição do Passaporte Cultural da UFMG, cujas folhas podem ser preenchidas com informações, ingressos e carimbos que registram a frequência em atividades culturais da Universidade.
 
 
A Formação 
A Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos iniciou-se no segundo semestre de 2016, seguindo a proposta de integrar disciplinas que atravessem vários âmbitos da experimentação, criação e discussão acerca das artes e das culturas. O resultado é um formato curricular que articula extensão, ensino e pesquisa e investe na formação cultural, artística, cidadã e crítica dos estudantes.
 
 
Atividades Acadêmicas Complementares
As Atividades Acadêmicas Complementares substituem as aulas noturnas de graduação em quatro datas por semestre. Nelas, os alunos são liberados das aulas para comparecerem a um dos eventos e palestras que acontecem na Universidade. Ao realizarem inscrições em sistema próprio, comparecerem e assinarem a lista de presença, os alunos recebem certificados de participação que podem ser aproveitados como carga-horária de atividades extraclasse. 
 
Você está aqui: Home