Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

Em homenagem ao dramaturgo João das Neves, espetáculo "Madame Satã" será exibido no Auditório da Reitoria da UFMG

Apresentado pelo Grupo dos Dez, espetáculo é realizado pela APUBH com apoio da DAC

alt
No dia 27 de novembro (terça), às 18h, o coletivo mineiro Grupo dos Dez encena a peça "Madame Satã" no Auditório da Reitoria da UFMG. Promovido pelo Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (APUBH)em parceria com a Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC), o evento é uma homenagem ao dramaturgo, diretor e escritor João das Neves, falecido em 24 de agosto deste ano. Após a peça, haverá uma breve conversa sobre João das Neves com a participação de sua esposa, a cantora Titane. O evento tem entrada franca, sujeita à capacidade do local e classificação para maiores de 16 anos. Informações pelo telefone (31) 3441-7211.
 
Ícone da arte de resistência, Neves utilizou o teatro como instrumento de luta política, em que deu voz aos excluídos e marginalizados pela sociedade. Ele foi o fundador do Centro Popular de Cultura (CPC), considerado ilegal pela Ditadura Militar. Do CPC surgiu o Grupo Opinião, emblemático coletivo de teatro engajado. O trabalho e obra do dramaturgo permanecem como referência no país.
 
Madame Satã
Dirigido por João das Neves e Rodrigo Jerônimo, o espetáculo foi listado entre os melhores do ano de 2017, pela Folha de São Paulo, como melhor teatro musical. A peça foi encenada em capitais brasileiras com grande sucesso de público e crítica. 
 
Em Madame Satã, o Grupo dos Dez se vale da biografia de um dos mais peculiares personagens brasileiros para dialogar com questões que permeiam a homofobia, o racismo e a homoafetividade. Com trilha sonora inédita, o espetáculo é entrecortado por textos ora poéticos, ora combativos, e traz à tona não apenas a biografia de Satã, mas dá visibilidade às pessoas invisíveis da sociedade que não se enquadram na heteronormatividade vigente.
 
Dirigido por João das Neves e Rodrigo Jerônimo, o espetáculo Madame Satã do Grupo dos Dez é o terceiro espetáculo do Grupo dedicado à pesquisa de linguagem acerca do teatro musical e suas possibilidades e tem dramaturgia assinada por Rodrigo Jerônimo e Marcos Fábio de Faria. Indicado ao Prêmio Aplauso Brasil 2018 como melhor espetáculo musical (SP); listado entre os melhores do ano de 2017 na Folha de São Paulo; ganhador do Prêmio Leda Maria Martins 2017, na categoria melhor espetáculo longa duração (MG); indicado melhor ator e melhor atriz no Prêmio Copasa-SINPARC (MG); Madame Satã tem sido apresentado em capitais brasileiras com grande sucesso de público e crítica.
 
SERVIÇO
Espetáculo "Madame Satã" - Grupo dos Dez
Data: 27 de novembro (terça-feira)
Horário:  18h
Local:  Auditório da Reitoria da UFMG
Classificação: 16 anos
ENTRADA FRANCA
 
 
 
 
Você está aqui: Home