Cultura UFMG

Espetáculo "Madame Satã", em homenagem ao dramaturgo João das Neves, será exibido no Auditório da Re

Em homenagem ao dramaturgo João das Neves, espetáculo "Madame Satã" será exibido no Auditório da Reitoria da UFMG

Apresentado pelo Grupo dos Dez, espetáculo é realizado pela APUBH com apoio da DAC

alt
No dia 27 de novembro (terça), às 18h, o coletivo mineiro Grupo dos Dez encena a peça "Madame Satã" no Auditório da Reitoria da UFMG. Promovido pelo Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (APUBH)em parceria com a Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC), o evento é uma homenagem ao dramaturgo, diretor e escritor João das Neves, falecido em 24 de agosto deste ano. Após a peça, haverá uma breve conversa sobre João das Neves com a participação de sua esposa, a cantora Titane. O evento tem entrada franca, sujeita à capacidade do local e classificação para maiores de 16 anos. Informações pelo telefone (31) 3441-7211.
 
Ícone da arte de resistência, Neves utilizou o teatro como instrumento de luta política, em que deu voz aos excluídos e marginalizados pela sociedade. Ele foi o fundador do Centro Popular de Cultura (CPC), considerado ilegal pela Ditadura Militar. Do CPC surgiu o Grupo Opinião, emblemático coletivo de teatro engajado. O trabalho e obra do dramaturgo permanecem como referência no país.
 
Madame Satã
Dirigido por João das Neves e Rodrigo Jerônimo, o espetáculo foi listado entre os melhores do ano de 2017, pela Folha de São Paulo, como melhor teatro musical. A peça foi encenada em capitais brasileiras com grande sucesso de público e crítica. 
 
Em Madame Satã, o Grupo dos Dez se vale da biografia de um dos mais peculiares personagens brasileiros para dialogar com questões que permeiam a homofobia, o racismo e a homoafetividade. Com trilha sonora inédita, o espetáculo é entrecortado por textos ora poéticos, ora combativos, e traz à tona não apenas a biografia de Satã, mas dá visibilidade às pessoas invisíveis da sociedade que não se enquadram na heteronormatividade vigente.
 
Dirigido por João das Neves e Rodrigo Jerônimo, o espetáculo Madame Satã do Grupo dos Dez é o terceiro espetáculo do Grupo dedicado à pesquisa de linguagem acerca do teatro musical e suas possibilidades e tem dramaturgia assinada por Rodrigo Jerônimo e Marcos Fábio de Faria. Indicado ao Prêmio Aplauso Brasil 2018 como melhor espetáculo musical (SP); listado entre os melhores do ano de 2017 na Folha de São Paulo; ganhador do Prêmio Leda Maria Martins 2017, na categoria melhor espetáculo longa duração (MG); indicado melhor ator e melhor atriz no Prêmio Copasa-SINPARC (MG); Madame Satã tem sido apresentado em capitais brasileiras com grande sucesso de público e crítica.
 
SERVIÇO
Espetáculo "Madame Satã" - Grupo dos Dez
Data: 27 de novembro (terça-feira)
Horário:  18h
Local:  Auditório da Reitoria da UFMG
Classificação: 16 anos
ENTRADA FRANCA
 
 
 
 
Você está aqui: Home